quinta-feira, 19 de março de 2015

Sustentabilidades.


Subvertendo a ordem
Empresa espanhola processa resíduos de frutas, viram tecidos não tradicionais.

Na colheita do abacaxi, o fruto é aproveitado enquanto caule e folhas são deixados de lado. Um grande desperdício, segundo a designer espanhola Carmen Hijosa, que encontrou uma maneira de reaproveitar melhor os restos da planta.


Enquanto trabalhava na indústria do couro, como consultora no Centro de Desenvolvimento e Design das Filipinas, Carmen Hijosa, após ter visto as terríveis consequências que a indústria teve para trabalhadores do ramo e para o meio ambiente.


Após anos de pesquisa e desenvolvimento, Hijosa fundou a empresa Ananas Anam e patenteou sua invenção, o Piñatex.

Procedimento

As folhas que ficaram para trás após a colheita passam por um processo de descasque, que acontece na própria plantação, por parte da comunidade local. 
O subproduto do descasque pode ser usado como biogás ou fertilizante.
Na sequência, as fibras das cascas de abacaxi passam por um processo industrial que as transforma em um tecido não urdido (não enredado ou disposto como tecidos tradicionais). Ele fica com uma aparência bastante similar à da fibra piña, muito utilizada por filipinos para fabricar o Barong Tagalog, uma vestimenta formal da cultura local.

Segundo Hijosa, o couro está se tornando um luxo, com o aumento em seu preço devido à falta de animais para provê-lo. A espanhola ainda afirma que existe uma lacuna no mercado entre tecidos provenientes do petróleo e tecidos provenientes de couro animal.










                          Alternativa ecológica

A ideia é encaixar o Piñatex nesse espaço vazio. Ela não vê seu produto como uma substituição do couro sintético ou animal, mas como uma alternativa com uma forte base ecológica, já que a criação de gado é uma atividade nada sustentável.
http://www.ananas-anam.com/pinatex/

Compartilhem e fiquem ligados nas paginas do Chef Alicio Charoth
El Cocinero Loko:  https://www.facebook.com/ElCocineroLoko

Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário