Clara de ovo já era! Veganos podem comer merengue, suspiro e todas aquelas outras coisas que a gente achava impossível de fazer porque não tinha nada no reino vegetal que tivesse as propriedades espumantes da clara de ovo batida em neve.
O melhor de tudo? O substituto vegetal da clara de ovo aqui é algo simples, barato, que encontramos em qualquer lugar e que geralmente acabava no lixo. Preparados? Lá vai (batimento de tambores): ÁGUA DE COZIMENTO DE GRÃO DE BICO.
Sim, aquele líquido que sobra na panela quando você cozinha grão de bico em casa. Ou o líquido que acompanha grão de bico enlatado.
Numa palestra sobre como substituir ingredientes de origem animal em bolos, a dona de uma confeitaria vegana na Inglaterra, contou que um tal de Goose Wohlt tinha tido a ideia de gênio e compartilhado a proeza no grupo FB 'What fat vegans eat'.
Desde então a notícia se espalhou como rastro de pólvora pela internet e veganos do mundo inteiro estão postando fotos de suspiros, merengues e afins. Não sei como a ideia de usar água de cozimento de grão de bico pra substituir clara em neve apareceu na cabeça de Goose, mas acho que estátuas deveriam ser erguidas em homenagem a esse herói com os seguintes dizeres: "Aquele que deixou os ovos demodê"
Instruções pra conquistar o mundo dos suspiros e mashmallows e impressionar as gatinhas (ou gatinhos):
1- Cozinhe grão de bico e reserve 3/4 de xícara da água do cozimento (ou a mesma quantidade do líquido que vem com o grão de bico enlatado).
2- Pra deixar a mistura mais concentrada, transfira pra uma panela pequena e ferva até o líquido reduzir pela metade. Essa etapa é opcional, mas deixa o merengue mais consistente.
3- Bata o líquido (concentrado ou não) na batedeira ou com batedor elétrico. NÃO DÁ PRA BATER NA MÃO com um fouet/batedor de arame, pois você vai precisar incorporar muito ar à mistura pra mágica dar certo.
4-Quando a mistura tiver dobrado de volume e estiver espumante e aerada acrescente 1/2 xícara de açúcar comum (não precisa ser de confeiteiro) e continue batendo até atingir a consistência de mashmallow mole (veja a foto abaixo).
5- Como fica um leve sabor de grão de bico, perfume a mistura com algumas gotinhas de extrato de baunilha. Ou raspas de limão/laranja, essência de amêndoas ou o que mais encontrar na sua cozinha (e combinar com a receita que você estiver preparando).
A partir daí sua imaginação será seu guia. As possibilidades são muitas:
1- Assar a mistura em montinhos (forno baixíssimo), formando suspiros.
2- Usar como base pra fazer uma pavlova.
3- Usar o mashmallow mole pra rechear bolos, cupcakes etc.
4-Colocar em cima de uma torta de limão e assar, criando aquela cobertura-suspiro.
5- Usar a mistura como base pra fazer biscoitos que são normalmente feitos com clara de ovo em neve, como os macarons franceses, os amaretti italianos... Macaron!!!!!!! Amareto!!!!!! Nosso mundo nunca mais será o mesmo.
Ainda não testei, mas imagino que dá pra bater a água do grão de bico sem o açúcar, até obter uma espécia de 'clara' em neve firme e usar em receitas que normalmente usam esse ingrediente (suflês, mousses). Quando testar divido os resultados com vocês.
Pode ate ser ignorancia, porque nao tenho muita experiencia em cozinha, mas como me interesso por consumir produtos mais naturais, como o grão de bico, no lugar da clara de ovo(genial), ai vai uma pergunta: para ser usado como clara de ovo em receitas, basta usar a agua do grao de bico fervido, sem bater na batederia, nao é mesmo? ou estou errada?
ResponderExcluir