Em terras baianas, “Abafabanca” é uma espécie de sorvete de frutas congelado em cubas para gelo e vendido em residências de bairros populares.
Abafabanca é gelo com sabor de frutas, normalmente feito com Abacate, leite em pó e colocados em cubas de gelo, esta
delicia adoçou a infância de muita gente na Bahia.
Principalmente na década de 70 e 80 na Bahia, a abafabanca foi uma ótima opção para preparar durante o verão para as crianças.
Mas você não sabe o que é abafabanca? Vou explicar:
De acordo com o grande historiador Cid Teixeira, “a cidade de Salvador conheceu a energia elétrica em 1885”, através da experiência feita por um professor da Faculdade de Medicina
Com a expectativa criada na população, aumentava a pressão sobre o poder público para que fosse instalada a energia elétrica servindo na iluminação pública e privada e nos transportes da capital.
O advento da energia elétrica aparece como um divisor de águas na trajetória do crescimento da cidade do Salvador.
A energia elétrica aqueceu não apenas o mercado de eletrodomésticos como também de alimentos em geral e os hábitos domésticos começavam a mudar.
Se antes não era possível comprar muita carne para não arriscar a perda do produto, com a geladeira, podia-se
adquirir o alimento em maior quantidade e conservá-lo pelo tempo que fosse necessário, passou-se a fazer “merenda gelada” e já era possível, nos encontros dominicais, oferecer aos vizinhos telespectadores sucos gelados, sorvetes, geladinhos e abafabancas.
Além de sorvete, abafabanca também é título de música e de peça de teatro.
O cantor e compositor Geônimo, notabilizado por misturar ritmos afrocaribenhos, ajudou a divulgar a merenda, com a musica Abafabanca, sendo um dos primeiros artistas a dar uma forma mais consistente àquilo que ficou conhecido como “Axé Music”.
No teatro a Companhia Baiana de Patifaria, deu o seu toque e tempero com 'Abafabanca - uma delícia de comédia' que reúne esquetes com humor irreverente cheio de críticas ao mundo moderno.
No livro, Vaporzinho, do Enéas Guerra, conta, em cores e versejos com gosto de tabocas e abafa-banca da infância, a
história de um vaporzinho inspirada nos navios a vapor da antiga Cia de Navegação Baiana que faziam o transporte de gente e de mercadorias entre o porto de Salvador e os cais dos principais pontos produtores do Recôncavo singrando as águas da Baía de Todos-os-Santos.
Compartilhem e fiquem ligados nas paginas do Chef Alicio Charoth
El Cocinero Loko:
https://www.facebook.com/ElCocineroLoko
Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts
Nenhum comentário:
Postar um comentário