Tema desenvolvido pela chef Carine Tigre, no ultimo evento do Banquete Clio, que aconteceu no Dia 24 de julho de 2015.
Berço da mais antiga Igreja cristã da África negra, o reino da Abissínia floresceu no século IV com a expansão dos governantes de Aksum ao litoral do Chifre da África e ao sul da Península Arábica. A história foi retratada através do mito da Rainha de Sabá na crônica de fundação da dinastia salomônica Kebra Negast. Paralelamente, outra narrativa ganhava seus primeiros contornos ao projetar na Etiópia o reino de Preste João, um poderoso governante que unificaria a Cristandade. Neste Banquete Clio, o prof. Dr. José Rivair Macedo traça um paralelo entre os vínculos históricos da Etiópia com a Arábia, com a tradição judaica e com o Ocidente. Gastronomia pela chef Carine Tigre.
Carine Tigre
Chef de cozinha
Graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas e em Gastronomia Pela Unisinos, Carine Tigre completou sua formação em Buenos Aires na Escola de Gastronomia Mausi Sebess. Estagiou no Patissier de Porto Alegre com o chef Marcelo Gonçalves, em Maceió no Restaurante Wanchako com a chef Simone Bert, em Fortaleza no Hotel Blue Ville e no Rio de Janeiro no restaurante do
chef francês Olivier Cozan. Passou os últimos anos trabalhando com a cozinha árabe. Hoje Carine é consultora da Sabores Light e continua na área de eventos.
Cardápio
Coquetel de boas-vindas
Injera doro wat (panqueca de frango com cebolas)
Baba ganoush (pasta de berinjela)
Gefilte fish (bolinho de peixe) com raiz forte
Entrada
Falafel com folhas e molho tarator
Harmonização: Les Viguiers Ortas, Côtes du Rhône – França
Prato pincipal
Yebeg Wot (ensopado de cordeiro e especiarias) com cuscuz
Harmonização: Nero D’Avola Miopasso, Região: Sicília – Itália
Sobremesa
Baklava (massa folhada recheada com nozes e pistache) com sorvete de café
Harmonização: Espumante Ponto Nero Rosé, Serra Gaúcha – Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário