No outono europeu – sobretudo na Espanha, Itália e na França – os cardápios de restaurantes se enchem de cogumelos frescos, das pequenas setas aos grandes boletos e cantarelos.
E sair pelos bosques, de cestinha em punho, para coletar pessoalmente os macrofungos mais apetitosos é uma
atividade que mobiliza muita gente, com direito a pacotes turísticos exclusivamente montados com tal finalidade.
Nas matas brasileiras, infelizmente, nem sempre as condições são boas para o crescimento dos fungos carnosos, do tipo que rende uma refeição e não some na panela ao ser refogado. Em geral, faltam sombra e umidade nas doses certas. É por isso que as poucas espécies mais consumidas no país – shitake, shimeji, cogumelo-paris e boletos – são exóticas e cultivadas.
Esta semana no Curso Gaya, estaremos preparando a espécies de Pleurotus chamados Setas, produzidos em Salvador, pelo Alexandre Afonso da Casa do Cogumelo,
eles são bastante difundidas em vários países e ocupam o segundo lugar em produção no mundo, com destaque para a China, a primeira produtora. Elas ficam logo abaixo do líder de produção, o Champignon-de-Paris, e acima do Shiitake.
O porquê, que deves comer Pleurotus?
As propriedades medicinais de Pleurotussão conhecidas na Ásia, Europa Central, América do Sul. Estudos mostram que o gênero possui a capacidade de modular o sistema imunológico, possui atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e o colesterol sanguíneo, possui ação antitumoral, anti-inflamatória e anti-microbiana.
Atividade cardiovascular e redução do colesterol: O melhor e mais conhecido agente farmacológico redutor de colesterol é a lovastatina. Estudos apontam que espécies de Pleurotus são, entre os basidiomicetos, as de maior potencial produtor de lovastatina. Entre as espécies produtoras o Pleurotus ostreatus, é o maior produtor, sendo a lovastatina, encontrada nos seus corpos frutíferos nas diferentes fases do seu desenvolvimento. Muitos cientistas, verificaram a redução de colesterol a partir de uma dieta com corpos frutíferos de Pleurotus ostreatus em pó.
Actividade anti-inflamatória e anti-viral: Efeitos imunológicos de glucanos, produzidos pelos Pleurotus, foram observados, não apenas contra células cancerígenas, mas também contra infecções virais, por produzirem o agente antiviral pleuromutilina, ativa contra o vírus da gripe.
Os cogumelos Pleurotus eryngii e Pleutotus ostreatus, são recomendados pela Medicina Tradicional Chinesa para problemas nas articulações e para relaxamento muscular.
O pó desses cogumelos é efetivo no tratamento de lumbago, problemas com tendões e má circulação sanguínea.
Atividade anti-microbiana: Na década de 40, foram estudadas atividades antimicrobianas de várias espécies de fungos. As substâncias antimicrobianas sintetizadas pelos cogumelos do género Pleurotus podem ser divididas em: polissacáridos de baixo peso molecular, que em alguns casos também apresentam ação anticancerígena e antiviral, em resposta à estimulação do sistema imunológico; metabólicos secundários, derivados de compostos terpenoides e; em diferentes derivados de proteínas. Pesquisas científicas mostraram que extractos derivados de corpos frutíferos de várias espécies de Pleurotus produzem actividade antibiótica, especialmente contra Staphylococcus aureus.
Actividade anti-tumoral: As maiorias das pesquisas sobre efeitos antitumorais de cogumelos foram conduzidas no Japão, onde foram estudados os potenciais anti-carcinogénicos de diversos basidiomicetos, incluindo espécies do gênero Pleurotus. De acordo com uma dessas pesquisas o extracto de Pleurotus ostreatus inibiu 75,3 % do tumor Sarcoma 180, transplantado em ratos, após 10 dias de tratamento. Após cinco semanas o tumor desapareceu completamente.
Sazonalidade: Disponível o ano todo.
Armazenamento: Armazenar em ambiente fresco e seco, por 2 anos, a partir da data da produção.
Reidratação: Para rehidrat-los, mergulhe-os em água quente por 2 a 5 minutos, em água fria, vinho ou caldos por 30 minutos e guarde o líquido para adiciona-lo como flavorizante aos pratos a serem preparados. Uma porção de 10g, reidratados corresponde a 100g de cogumelos frescos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário