segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Fazenda Ecogastronômica Pernambucana , produz Café torrado 100% Arábica, Presunto da Serra, Mel Cru.

Situado em Várzea da Onça, Taquaritinga do Norte, Pernambuco, a YAGUARA trabalha com poucos produtos, porém bem elaborados.
A filosofia da Yaguara, é trabalhar o alimento de forma artesanal,  cria alimentos de qualidade, produzidos em pequena escala e de modo sustentável. 
Comida boa se cria a partir de ingredientes de alta qualidade, e a união de métodos tradicionais com o uso das mais novas tecnologias. 

Eles propõem uma experiência gastronômica superior, onde comer alimentos saborosos e de qualidade é em si uma experiência especial, e não um ato mecânico. 


Café 100% Arabica da Fazenda Yaguara
A Várzea da Onça está localizada nas montanhas do nordeste brasileiro, onde vestígios da Mata Atlântica ainda existem. Várzea da Onça é sinônimo de “vale do jaguar.” Há 100 anos atrás, gatos selvagens corriam soltos pelo vale. Tribos indígenas estabeleceram-se aqui por causa do solo fértil e da abundância de nascentes de água doce da região.

 No século XVIII, as primeiras mudas de café foram introduzidas na região. 
Os fazendeiros locais criaram então uma policultura de café, frutas, e espécies nativas, única da região. Nós seguimos essa tradição e continuamos a aprimorá-la. Desde 1978, a fazenda pertence à nossa família e somos nós que a administramos. As pastagens verdes, as colinas cobertas de árvores, nascentes de água doce, e casas centenárias de argila e tijolos, criam um ambiente exuberante e confortável para milhares de espécies. A fazenda é também o lar de gaviões, tartarugas, sapos, beija-flores, corujas, saguis, raposas, e uma grande variedade de pássaros e insetos. Os visitantes costumam nos perguntar: “Mas onde está o café?” Nossos cafeeiros crescem sob a sombra das copas de árvores frutíferas e madeiras nativas, por isso não são avistados facilmente.
Mel Ecológico Yaguara
Yaguara significa “jaguar” ou “onça” na língua nativa Tupi-Guarani. Os índios Tupi-Guarani foram os primeiros habitantes da região. Yaguara é nosso nome em parte porque nossa fazenda se chama Várzea da Onça. O nomeYaguara, tambem foi escolhi como símbolo de equilíbrio e tradição. Quando uma área é capaz de sustentar grandes predadores como o jaguar, é porque essa terra se encontra em perfeito equilíbrio. 
Cada elo da cadeia alimentar deve ser forte, a fim de que animais como as onças possam prosperar. Há 100 anos não se encontram onças na região devido à caça excessiva. Mas a idéia da onça, este ser nobre, elegante, rápido e silencioso permanece. Ao praticar uma agricultura sustentável e incentivar o crescimento de espécies nativas, eles trazer equilíbrio e tradição de volta à fazenda.

Todos os aspectos operacionais da fazenda funcionam em perfeito equilíbrio com a natureza. 
Conheça algumas das práticas ecologicamente corretas (eco-friendly): 
Prosciutto da Serra Yaguara

O esterco dos porcos é coletado, curado e transformado em adubo para as árvores. Após a colheita do café, as cascas dos grãos do nosso café são adicionados a compostos de matéria orgânica servindo-lhe como adubo. A matéria orgânica resultante de limpezas agrícolas é deixada para servir de adubo para o solo.

Também é utilizada para criar curvas de nível naturais que absorvem a água da chuva e evitam a erosão. Árvores frutíferas fornecem sombra ao cafezal, permitindo que os grãos de café amadureçam mais lentamente e ganhem sabor. 
As frutas e nozes dessas árvores como manga, jaca, cajá, caju, pitomba, acerola, laranja, e muitas outras, nos alimentam e também nossos animais. As flores dessas árvores alimentam nossas abelhas que, por sua vez, ajudam a polinizar as plantações da fazenda. Sementes de árvores nativas como o jatobá, a sucupira e o ipê são coletadas e plantadas em nosso viveiro. Mudas de árvores de madeira-de-lei são replantadas em seguida no campo. construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário