terça-feira, 4 de agosto de 2015

Berinjelas á Califa

A berinjela é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão. É sensível ao frio, às geadas e ao excesso de
chuva na altura da floração. A época de plantio, no hemisfério norte, é de Setembro a Fevereiro e, em regiões de clima quente, o ano todo.
Segundo alguns historiadores, seu cultivo começou como planta ornamental, na Índia, há cerca de 4 000 anos, tendo chegado à Europa no século XIII através dos árabes da Península Ibérica, que eram e são grandes apreciadores desse fruto.
A expansão árabe-muçulmana: Na primeira metade do século VII, na Arábia, o profeta Maomé começou a difundir a nova religião monoteísta do Islão, cujos fiéis se denominavam “muçulmanos”, ou seja, “aqueles que obedecem acima de tudo a Deus” (Alá).

Um dos pontos fundamentais dos ensinamentos de Maomé era o de expandir a nova religião e converter todos os homens, ou seja, obter a rendição dos homens a Alá. Esse interesse se juntou com a necessidade de conquistar novos territórios para obter os recursos que faltavam na Arábia.

Essa expansão se deu logo após a morte de Maomé, em 632, quando foi escolhido um califa entre os seus principais seguidores. O título de califa passou a ser o de chefe superior dos muçulmanos, e não só chefe religioso como também político. Os três primeiros califas, respectivamente Abu Bakr, Omar e Oman, eram amigos próximos de Maomé e seus “conversos” de primeira hora.

Com os beduínos, eles formaram um exército bravo e eficiente, cuja missão seria a de fazer a guerra santa ou Jihad. Acreditavam que quem morresse lutando iria direto para o Paraíso. Nessas guerras, as vantagens materiais eram muitas, pois havia o saque e a exploração da população e dos recursos dos territórios conquistados.


Em pouco mais de 20 anos, os exércitos muçulmanos assombraram o Oriente com suas conquistas, e logo depois de estabelecer o seu califado em Bagdá, voltaram-se para conquistar o Ocidente. No início do século VIII, já dominavam a Península Ibérica, o sul da Itália, e todo o Mediterrâneo e o Norte da África.


As berinjelas são uma das hortaliças com mais usos culinários, são saborosas e várias pessoas gostam de utilizá-las para acompanhar muitos de seus pratos. Talvez você não conheça as suas propriedades emagrecedoras, mas graças ao
seu teor de água, de fibras e às suas escassas calorias, elas são por si só excelentes aliadas para as dietas.

Provenientes da Índia, elas contêm um tesouro de benefícios para a nossa saúde em seu interior, o que as tornam itens maravilhosos que podem ser incluídos diariamente na nossa dieta. Por todos estes motivos, nós do Melhor com Saúde te apresentaremos a água de berinjela, uma tática perfeita para perder peso de semana a semana.

A cozinha árabe e sua contribuição à européia

- Os pastores nômades da Arábia pré-islâmica viviam de laticínios, tâmaras e outras frutas, e carne, às vezes misturadas com cereais como o tradicional quibe, ou em caldos como o Tharid.

- A partir da grande expansão desde o século VII, os árabes incorporaram hábitos culinários de várias partes do mundo, como as especiarias indianas, os perfumes da rica culinária persa ou os azeites do Mediterrâneo.

- Ao dominar a Península Ibérica e outras partes mediterrâneas da Europa, os árabes muçulmanos influenciaram, com sua rica cozinha, a culinária européia, influência esta que cresceu ainda mais quando os cristãos europeus passaram a combater os islâmicos nas Cruzadas.


- Entre os legados mais importantes dessa alimentação para o Ocidente estão: o uso de especiarias, a estocagem de cereais em silos, as frutas secas, o arroz, a cana de açúcar, e uma série de legumes e ervas como o aipo, as alcachofras, a berinjela, o alho-poró, o coentro, o tomilho, o manjericão, o gengibre, etc.

Berinjelas à Califfa
1) Selecione uma boa berinjela. Uma berinjela, que você pode escolher entre a variedade grande existente e as berinjelas anãs, deve estar firme ao toque, mesmo quando madura. Encontre uma com a pele lisa roxa escura ou de cor preta, sem muitos machucados ou manchas.

2) Lave a berinjela. Lave a berinjela completamente na água fria, certificando-se de esfregar a sujeira da superfície da casca. Você pode usar uma escova vegetal, especialmente se a sua berinjela veio diretamente de um sítio ou fazenda e ainda tem pedaços de terra sobre ela.


3) leve ao fogo direto e forte, até ficar bem queimada. Coloque em um saco e deixe por 30 minutos. Pele e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora, Pimenta Doce, e folhas de louro.


4)Limpe dentes de alho e lamine, agregue às Berinjelas, cubra com Azeite de Oliva, e deixe marinar por 3 dias, Sirva em seguida com Pão de Pita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário