terça-feira, 8 de setembro de 2015

Porque comer Queijo de Cabra?

Os queijos são ricos em diversos nutrientes interessantes para a saúde. Eles são ótimas fontes e cálcio, importante para a manutenção de ossos e dentes, proteínas, necessárias para o desenvolvimento do organismo, e em vitaminas A,
importante para a visão, e B12, imprescindível para a função neurológica normal. 

O alimento é tão interessante que a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) recomenda que os adultos ingiram três porções de lácteos de 50 gramas cada por dia e que crianças consumam três porções de 30 gramas cada diariamente. 
Queijo de cabra: rico em vitamina A

O queijo de cabra macio é o tipo que possui a maior
quantidade de vitamina A, 50 gramas, o valor recomendado do produto por dia, conta com 24% das necessidades diárias do nutriente. "Ela é fundamental para a visão, uma vez que contribui para que os olhos consigam traduzir o sinal luminoso em sinais neurais. Esta vitamina também é importante para o desenvolvimento embrionário", diz Quintanilha.

Atenção: Este queijo possui pouco cálcio, 50 gramas contam com somente 7% das necessidades diárias do nutriente. Além disso, o de cabra possui muitas gorduras saturadas, uma porção de 50 gramas conta com 33% do valor recomendado da substância por dia. 

Combine com: Como a orientação da ABIQ é consumir três porções de lácteos, é possível comer uma fatia de queijo de cabra, uma de parmesão, que é rico em cálcio, e outra de cottage, que conta com menos gorduras saturadas. 

Confira os principais nutrientes em 50 gramas de queijo de cabra: 

-Calorias: 134 calorias
-Gorduras totais: 10.5 g
-Gorduras saturadas: 7.2 g
-Gorduras monoinsaturadas: 2.4 g
-Gorduras poli-insaturadas: 0.25 g
-Proteína: 9.26 g 
-Cálcio: 70 mg 
-Sódio: 229 mg 
-Vitamina B12: 0.096 mcg 
-Vitamina B2: 0,16 mg
-Vitamina B 6: 0.125 mg
-Vitamina A: 144 mcg
-Fósforo: 248 mg 

Salada de torradas com queijo de cabra
Ingredientes:
Serve: 4 
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
4 cebolas roxas pequenas, cerca de 300 g no total, cortadas em rodelas finas
2 dentes de alho, picados bem fino

1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de vinagre balsâmico
4 fatias de pão francês, cerca de 115 g no total
Alguns ramos de alecrim fresco
200 g de queijo de cabra, cortado em 4 fatias
85 g de folhas de agrião
115 g de beterraba cozida, descascada e cortada em tiras finas
1 pimentão vermelho pequeno, sem sementes e cortado em tiras finas
Sal e pimenta-do-reino
Molho balsâmico
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
2 colheres (chá) de vinagre balsâmico

Modo de preparo
Preaqueça o forno o mais quente possível. Numa frigideira, aqueça o óleo, adicione a cebola e refogue por 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até amaciar. Junte o alho e o açúcar, e cozinhe por mais 5 a 8 minutos, mexendo com frequência, até que a cebola esteja bem macia, dourada e caramelizada. Acrescente o vinagre balsâmico.
Torre levemente o pão francês, dos dois lados, no forno quente. Divida a cebola entre as fatias. Cubra cada torrada com algumas folhas de alecrim e uma fatia de queijo de cabra. Polvilhe com pimenta-do-reino.
Leve as torradas ao forno quente por 3 a 4 minutos, ou até que o queijo borbulhe.
Enquanto isso, faça o molho. Bata numa tigela o óleo, o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Junte o agrião, a beterraba e o pimentão-vermelho, e misture. Distribua por 4 pratos. Coloque por cima a torrada de queijo de cabra, decore com alecrim e sirva.
Dicas e sugestões
• Experimente folhas de espinafre no lugar do agrião.
Comer faz bem!
• A beterraba é boa fonte de folato, necessário durante os primeiros estágios da gravidez para reduzir o risco de espinha bífida no feto. Também é rica em potássio, que, ingerido em boas quantidades, pode ajudar a equilibrar os efeitos adversos do consumo exagerado de sal na pressão arterial. As folhas da beterraba podem ser cozidas e servidas como o espinafre. • A cebola roxa contém teores de flavonóides – composto que pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas – maiores do que a cebola branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário