Poucas pessoas sabem mas, os caroços da jaca são comestíveis. As propriedades são semelhantes às da polpa, entre elas, alta concentração de ferro e de complexo B, prevenindo anemia e mantendo o bom funcionamento do metabolismo.
Cozidos, os caroços são mais saborosos que o pinhão, de sabor mais delicado e textura bem macia. Colhidos com a fruta ainda não madura por completo, têm sabor neutro, indicados para o preparo de receitas salgadas, já os caroços das jacas maduras, são mais indicados para receitas doces.
Reinventando o Caroço de Jaca como Castanha Portuguesa
Feito a partir da castanhas portuguesas e muito açúcar, o Marron Glacé é um doce requintado inventado pelos italianos e consagrado pela culinária francesa. Justamente por ser tão sofisticado (e caro), no Brasil ganhou uma nova receita –
No Brasil dá para fazer com a castanha portuguesa, mas alem de difícil encontrá-la o preço não é nada convidativo, dai recebi esta receita da Ana Nascimento Couto.
Confesso que não provei a receita, mas me parece muito engenhosa, a ideia de transformar algo que seria descartado em um delicioso Marron Glacê.
Para quem não sabe, o Marron Glacé é doce era originalmente feito na França com castanha do tipo chatâigne, de tamanho
médio. Atualmente é mais comum usar a portuguesa.
Depois de envolvida nas diversas camadas de açúcar, a castanha fica bem grande – do tamanho de uma marron (da qual não se faz o doce). “Daí o nome marron glacé ou castanha glaçada”é o casamento perfeito entre o sabor da castanha, do açúcar e da baunilha. Segredos para essa receita? Apenas respeitar o tempo. “O açúcar é muito delicado, precisa de tempo para secar e ficar saboroso”, afirma.
Marron Glacê de Caroços de Jaca
Ingredientes:
Caroços de 1 jaca pequena
2 litros de água
700gm de açúcar
1 colherinha de sopa de essência de baunilha ou uma vagem de baunilha
3 colheres de sopa de Chocolate em pó meio amargo
Modo de Preparo:
Lavar os caroços da Jaca e colocar em panela de pressão com o açúcar, a água e a baunilha, deixar cozer por cerca de 40 minutos depois de apitar. Deixar esfriar, abrir a panela e tirar os caroços, reservando a água. Pelar os caroços, e transformar tudo num purê cremoso, adicionando o chocolate em pó, voltar ao fogo até desprender da panela. Formar bolinhas em formato de Castanhas Portuguesas Deixar reduzir o liquido até metade, num ponto de bala fraca e ir passando as bolinhas, peneirar açúcar glacê e deixar secar.
Muito interessante, vou tentar fazer!
ResponderExcluirVou tentar tbem. Só gostaria d saber qtos caroços vão em média. Pq na jaca q comprei veio poucos. Ela estava mto madura e o caroços já estavam brotando. Posso usá-los assim mesmo? Com a polpa fiz um sorvete.
ResponderExcluirO doce de semente de jaca substitui perfeitamente o doce de amêndoa, bastando adicionar meia xicara de leite no preparo. Uma delicia. Pode-se tambem substituir o açucar por leite condensado.
ResponderExcluir