domingo, 15 de fevereiro de 2015

Memoria Afetiva Bolinho de Arroz

Tempero de mãe: quando a memória afetiva é o melhor ingrediente

Muitas receitas se reinventam diariamente, mas existem aquelas que ficam na memoria. Por vários fatores, e poucos registros, uma receita pode ao menor sinal de serem lembradas, te levar a momentos e lugares dos mais prazerosos, como num passe de magica, todos os sabores de bons momentos vem ao seu paladar, como num livro sua imaginação voa, e te reconecta com momentos que são muito simbólicos.


Esta semana fui recordado pelo querido Marco Antônio Queiroz, de um Bolinho de Arroz, mais uma receita tipica dos anos 60, onde donas de casa se esmeravam em recopilar em cadernos, algumas novidades gastronômicas. Este bolinho feito com Arroz, tem uma textura bem flocada, e alguns particulares, por exemplo, o Leite de Coco, usado deve ser azedado, antes do seu preparo, o arroz também deve ser deixado de molho de um dia para o outro para fermentar, apesar de parecer complicado, a receita e bem fácil, graças a Regina Guerra, e seu maravilhoso caderninho, consegui resgatar esta preciosidade, que passo agora:



Receita de Bolinho de Arroz
 

Ingredientes
1 Coco Seco
1/2 Kg de Arroz de molho por 24Hs
400 gr de Açúcar
1 Xícara de água

Modo de Preparo
Rale o Coco de véspera esprema o leite e deixe fora da geladeira, para fermentar.
No dia seguinte faca uma calda com o açúcar e a água, deve ficar em ponto de fio grosso, acrescente uma pitada de sal, deixe esfriar e coloque todos os outros ingredientes, sendo que o arroz deve ser batido no liquidificador rapidamente.
Misture tudo e coloque em forminhas, numa assadeira em banho maria, durante 40 muitos, ou ate estar dourada.

3 comentários:

  1. A quantidade do arroz não seria 1/2 kg?!! Aqui aparece 12 kg

    ResponderExcluir
  2. Rapaz,estou gostando demais dessas receitas do tempo da minha vovó, será esse aquele tão famoso bolinho de arroz moído no pilão, de que ela tanto fala? Vou fazer essa receita para ela, agora me diga, esse leite de cocô fresco fora da geladeira não vai azedar meu caro? Muito grato amigo!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Morris, isso mesmo, o leite deve estar azedo, nao comprometendo o sabor final, espero que vc faça e nos mande a foto, valeu!

    ResponderExcluir