sexta-feira, 12 de junho de 2015

O tradicional Filé Petróleo do Juarez.

Juarez Restaurante, sempre ostentou a marca de  filé de Salvador, um lugares tradicional que sobrevive precisamente desde 1955,  um lugar simples e descontraido, frequentado por artistas, comerciantes, políticos e executivos que trabalham na região.
O Juarez Restaurante está localizado no bairro do Comércio, e dentro do Mercado do Ouro. 
Uma construção de 1879, onde antigamente funcionavam diversos restaurantes e boxes que vendiam ervas de todos os tipos, especiarias, verduras e frutas. 
Da grandiosidade do lugar não restou muita coisa... Há alguns anos foi criado lá, por Carlinhos Brown, o Museu do Ritmo. É lá que acontecem os ensaios de verão dele e da Timbalada. O espaço é lindo, vale a pena conhecer.
A estrela do cardápio é o Filé do Juarez ou  Filé Petróleo, rosado por dentro e bastante crocante por fora. As rodelas de cebolas caramelizadas em cima do Filé fazem toda a diferença. 
Os outros acompanhamentos: feijão de caldo, salada e arroz são comuns, mas igualmente saborosos. 

Filet do Juarez
Receita do Juarez, chef de um restaurante no Mercado do Ouro em Salvador,
enviada por José Amaral, da Bahia


Ingredientes
· 400 g de filet mignon
· 500 ml de vinho tinto seco
· sal e pimenta do reino a gosto
· 1 cebola grande em rodelas
· 1 litro de óleo de soja
· 1 cálice de vinho tinto (Shiraz-Cabernet/1996, para o chef)
 



Modo de Preparo
Tempere o filet com sal e pimenta e deixe no vinho por pelo menos por 2 horas. Beba o primeiro gole do vinho do chef. Aqueça o óleo em um tacho de cobre ou frigideira grande e funda (jogue um palito de fósforo; se acender, está na temperatura certa) e ponha o filet inteiro para que fique imerso. Frite por 5 a 6 minutos para ficar ao ponto, ou 8 a 9 para bem passado. O filet deverá ficar preto e crocante por fora, rosado e macio por dentro. Beba o segundo gole. Frite os anéis de cebola na manteiga até dourá-los e sirva sobre o filet. Arroz, feijão e salada são os acompanhamentos do restaurante. Bom apetite, e não esqueça o vinho do chef

Nenhum comentário:

Postar um comentário