quarta-feira, 17 de junho de 2015
Bahia leva dois prêmios – Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa / Cacau Show
A gastronomia brasileira ganha o mundo e aprende, a cada dia, a valorizar a produção familiar.
Há 12 anos, acompanhamos e mostramos as tendências e as novidades desse universo. Agora é a vez de ressaltar os destaques do último ano por meio da votação mais democrática do país. Vale salientar que, em um primeiro momento, 180 especialistas citaram o nome de todas as regiões brasileiras, seguindo apenas a regra de não votar em si mesmo ou no próprio restaurante – a lista completa do júri pode ser conferida aqui.
Chef revelação
Fabrício Lemos (Amado Bahia – Salvador, BA)
Formado na francesa Le Cordon Bleu, Fabrício Lemos começou na cozinha em Miami, nos Estados Unidos. Durante esse período se dividiu entre os estudos e o trabalho de lavador de pratos em um restaurante italiano – casa em que permaneceu até virar cozinheiro. Ao todo, foram 14 anos trabalhando em restaurantes americanos até que decidiu voltar à Bahia. Em 2010, passou uma temporada no Mistura, mas foi no Al Mare que o trabalho do chef começou a ganhar destaque. Com liberdade para criar, ele aproveitou para aplicar no cardápio da casa as influências adquiridas nos Estados Unidos. O nome de Fabrício virou destaque na mídia e passou a chamar a atenção de Edinho Engel, do Amado. Não tardou para que recebesse o convite para assumir o comando das panelas no lugar do experiente chef. Assim, Fabrício assumiu o cargo no início deste ano.
Outros finalistas
Caio Ottoboni, Oui – São Paulo, SP
Fabio Vieira, Micaela – São Paulo, SP
Léo Paixão, restaurante Glouton – Belo Horizonte, MG
Marcelo Bastos, Jiquitaia – São Paulo, SP
Restaurante do ano – região Nordeste
Amado (Salvador, BA)
Sofisticação, atendimento especializado, boa comida e badalação é o que se encontra no Amado, em Salvador, o Restaurante do Ano da Região Nordeste. O experiente Edinho Engel é o chef responsável por tamanho sucesso e por fazer uma cozinha contemporânea brasileira. Edinho preza pelo contato próximo com o pequeno produtor e pelo uso consciente dos ingredientes que tem à mão. Apesar de mineiro, é um apaixonado pela cozinha baiana, e em seu menu é possível encontrar pratos clássicos,
como risotos, peixes e frutos do mar, sempre com um toque regional. A incrível vista para a Baía de Todos-os-Santos abrilhanta ainda mais a experiência no restaurante moderninho e descolado, tanto no almoço, com o sol a pino que permite o vislumbre do mar azul, quanto à noite, quando os barcos acendem as luzes.
Outros finalistas
Casa de Tereza – Salvador, BA
Ponte Nova – Recife, PE
Quina do Futuro – Recife, PE
Roccia Cozinha Contemporânea – João Pessoa, PB
Sur – Maceió, AL
Fonte Redação do Prazeres da MESA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário