domingo, 21 de junho de 2015

3 filmes fundamentais para quem ama Vinhos

Separei trés títulos que assisti e vejo como bons exemplos de películas esclarecedoras sobre vinhos.

Red Obsession (EUA, 2013). Direção: David Roach


Documentário: Sinônimo de riqueza, poder e influência, a região de Bordeaux é dona de um status quase mítico no mundo do vinho há mais de três séculos. Porém, mais recentemente, os preços dos prestigiados vinhos tintos dispararam.
Algo sem precedentes acontece na região: a entrada de compradores da China. O quão excepcional pode ser a garrafa de um bom vinho? O que leva um rico empresário a pagar centenas de milhares de dólares por uma única garrafa? É o gosto, o prestígio ou o investimento que impulsiona a demanda por vinhos da região? Narrado por Russell Crowe.


Mondovino(FRANÇA/ITÁLIA/ARGENTINA/EUA, 2004). Direção: Jonathan Nossiter


Documentário: Bordeaux, Napa, Toscana, Cafayate e, até mesmo, Pernambuco são algumas das regiões de onde Jonathan Nossiter, renomado diretor de ficção, nos traz a sua visão do mundo através do amor pelo vinho. 
Mais do que um documentário sobre o vinho, Mondovino é um thriller investigativo dos bastidores desta indústria que hoje mobiliza bilhões de dólares. O filme entra na intimidade de poderosos viticultores como a família Mondavi (na Califórnia), que sonha em um dia fazer vinho no planeta Marte; ou a telenovelística família De Montille, na Borgonha, que luta (mesmo entre eles) pela diversidade do vinho; o consultor Michel Rolland, que transita com sua Mercedes pelos vinhedos de Bordeaux ditando novas regras da globalização junto com o todo poderoso crítico americano Robert Parker e seu bulldog flatulento. Estas histórias compõem a trama de uma comédia humana, cheia de humor e pimenta. Mondovino é um filme sobre a complexidade das relações humanas, a política e a guerra entre a diversidade e a padronização da produção. Nesta batalha entre os pequenos produtores versus grandes industriais, apontar heróis e vilões é uma tarefa mais difícil do que se imagina... vale a pena degustar.
Sideways – Entre Umas e Outras (EUA, 2004) . Direção: Alexander Payne Presente na já citada lista de filmes sobre o mundo rural, Sideways não poderia ficar de fora dessa. Considerado um dos filmes de vinhos mais marcantes, o longa conta a história
de dois amigos que descobrem no vinho e em suas próprias companhias uma forma de aproveitar e refletir um pouco mais sobre a vida.

Fato curioso: o filme ajudou a Pinot Noir a se transformar em um dos vinhos mais vendidos dos Estados Unidos.

 http://pt.fulltv.tv/sideways.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário