quinta-feira, 11 de junho de 2015

Da Manga-Rosa quero o Gosto e o Sumo...

Nativa do sul e do sudeste asiáticos desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique e em outros países tropicais. 
O nome da fruta vem da palavra do idioma malaiala manga e foi popularizada na Europa pelos portugueses, que conheceram a fruta em Kerala (que conseguiram pelas trocas de temperos).
A manga é a fruta nacional da Índia, Filipinas e Paquistão. São encontradas menções a ela em canções do século IV em poemas escritos emsânscrito, por poetas como Kalidasa. Se acredita ter sido provada por Alexandre, o Grande (século 3 aC) e o peregrino chinês Xuanzang (7 º século dC). Mais tarde, no século 16, o imperador mogol, Akbar plantou 100.000 árvores de manga em Darbhanga, Bihar em um lugar agora conhecido como Lakhi Bagh.

Espada, haden, rosa, palmer, carlota, tong dam, tommy atkins, bourbon, são muitos os tipos e formatos.  
De novembro a março, várias qualidades de manga se enfileiram nas bancas de feiras e supermercados, anunciando que é tempo de consumir à vontade a fruta de polpa suculenta e amarela. Não só ao natural e em sucos, mas também na comida. 
Aqui no Brasil a manga é cultivada principalmente no sudeste e no nordeste, e neste último é em todos os estados, dando mais ênfase às áreas irrigadas na região semiárida que oferecem ótimas condições para o cultivo da fruta em alta qualidade e produtividade. Para que uma mangueira cresça é necessário que o solo esteja bem úmido e com um ph entre 5,5 e 7,5, pois esta planta não se dá muito bem com alcalinidade. Em 2007 o Brasil representou o 7º lugar no ranking de maiores produtores do mundo desta fruta, que é liderado pela Índia, pais de origem da mangueira.


Como as frutas asiáticas – caso da banana, jaca e manga – e mesmo outras exóticas americanas, como abacate e mamão, desembarcaram aqui sem manual de instrução, inventamos de comê-las apenas doces, que é mais fácil: basta esperar que caiam de maduras. Mas, se formos às origens, encontraremos preparos frescos ou conservas, doces com as maduras e salgados com as verdes, ou os dois para uma mesma fase da fruta, sem falar nas polpas sem sal nem açúcar embaladas em lata, esticando as possibilidades de aproveitamento da safra.
O fato é que manga verde é um excelente legume ou simplesmente uma fruta ácida como o limão ou tamarindo. E acidez na cozinha todo mundo sabe o valor que tem. Basta sal ou açúcar para definir seu destino.
Com uma polpa bastante suculenta, a manga possui apenas um caroço, grande e localizado em seu centro, e o amadurecimento da fruta dura de 100 a 150 dias após a floração.

Como se já não tivéssemos motivos suficientes para deliciar-nos com esta fruta, ela ainda faz muito bem para a saúde. É rica em fibras alimentares, prebióticos, vitamina C, polifenóis, provitamina A e carotenoides.

E só para completar o pacote de propriedades excelentes da fruta, ela ainda é pouco calórica. 100 gramas de manga – o equivalente a 1/3 da fruta – contém apenas 60 calorias! Por isso ela deveria ser inclusa na dieta de todos que querem emagrecer com saúde.

Benefícios da manga para a saúde:
Purifica o sangue
Tem funções diuréticas
Combate à Bronquite
Melhora a visão
Deixa a pele hidratada e macia
Combate a acidez estomacal
É antioxidante
Impede o depósito de colesterol nas paredes arteriais
Previne o envelhecimento precoce da pele
Controla a hipertensão
Ajuda a controlar o nível de insulina no sangue dos diabéticos não insulinodependentes.

Principais cultivares de manga para as condições do Vale do São Francisco





Mango Chutney

Ingredientes:

•2grandes mangas, bastante maduras

•1 maçã picada

• Um pedaço tamanho de um polegar de gengibre, finamente picado

•2dentes de alho, finamente picado

• vinagre de vinho branco 300ml

• 260g de açúcar refinado

• 1 colher de chá de semente preta de cebola 

• Uma pequena casca de canela

• 1 colher de chá de açafrão

• 1 colher de chá de flocos de pimenta

• ½ colher de chá de pimenta em pó

• Uma pitada de sal


Método de Preparo:

1. descascar uma manga de, cubo-los e polvilhe-as com sal. Isso tira um pouco da umidade e suaviza-los. Certifique-se de lavar antes de usar!

2. Dica A maçã, gengibre, alho, vinagre, açúcar, sementes de cebola, canela, açafrão, flocos de pimenta e pimenta em pó em uma panela. Calor até que o açúcar se dissolva. Adicionar a manga e leve para ferver em fogo brando.

3. Cozinhe o chutney por 30-40 minutos até que tenha alcançado, uma consistência pegajosa espessa. Tempere a gosto. Enquanto espera para a mágica acontecer deve-se esterilizar um pote para garantir o chutney permanece bom para pelo menos um par de semanas. 
Uma vez que o chutney
é feito transferi-lo para o frasco e deixe esfriar antes de colocar a tampa. Permitindo que o chutney de amadurecer durante um par de dias só vai aumentar o prazer que dá sua boca.

Custo: A marca líder de mango chutney na Grã-Bretanha é vendido por cerca de £ 2 por jarro, embora o frasco é menor do que o meu. Felizmente, as mangas são muito baratas no momento o que me permite fazer esta jarra grande para £ 2,50 . Embora o custo / g é apenas um pouco melhor, a qualidade de chutney caseiro supera em muito o que é encontrado no mercado. Divirta-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário