quarta-feira, 24 de junho de 2015

Cozinha étnica com a Chef Bel Coelho

Depois de circular o Brasil com a serie L'Assiette Brésilienne,  a Chef Bel Coelho, volta com nova edição do Clandestino, evento em que serve menu-degustação, onde fará
novamente seu menu dos orixás.
Preparado pela primeira vez em 2012, o jantar de oito tempos tem pratos como a costela de javali na taioba (foto), homenagem a Oxóssi.
 
Será a estreia do novo espaço do Clandestino, na rua Groenlândia – o endereço completo só será divulgado após a reserva.
tem tema brasileiríssimo e espiritual: os orixás. Depois de pesquisar ingredientes, Bel decidiu elaborar pratos baseados nas 
oferendas às divindades nos rituais do Candomblé.

Na primeira edicao de 2012, do  Clandestino comida dos orixás, a Chef Bel Coelho, mergulhou profundamente na cultura afro-Brasileira.

“Foi mais inspirador do que imaginava. Criar um menu com base no Candomblé, que faz parte de nossas raízes culturais, tem sido uma expe­riência apaixonante”.
Cada prato ganha o nome de um orixá. Para Iemanjá, a rainha das águas, robalo grelhado e pérolas de leite de co­­co com capim santo e areia de coco. Pa­­ra o caçador Oxóssi,
costela de javali na taioba, ao molho de cacau e jaca verde na manteiga de garrafa. Para a deusa guerreira Obá, caldo de vatapá com acarajé líquido, farofa de camarão seco e vinagrete. No total, 12 orixás são lembrados ali. O menu finaliza com uma so­­­bremesa para Oxum, a deusa do amor, da beleza e da riqueza,
com ovos moles, sorvete de gema, banana ouro, coco, melaço de cana, gengibre e folhas de ouro.



Sobre o  L'Assiette Brésilienne
Os episodios  mostraram os sabores e ingredientes nacionais para o público internacional. 
Em parceria com o canal de televisão franco-alemão ARTE e a rede Discovery, a chef apresentará o programa "Assiette Brésilienne" ("Prato Brasileiro", em francês) na Europa em junho de 2014. No Brasil, a atração irá ao ar em 2015, pelo canal a cabo TLC.
O programa, ainda sem título em português, conta com 20 episódios e será mostrado em horário nobre na França e na Alemanha. Acho que é uma chance de desmistificar o que sabem sobre gastronomia brasileira e sair do óbvio carnaval-feijoada-caipirinha", explica a chef. "Para o público do Brasil, é uma possibilidade de se redescobrir, conhecer regiões menos conhecidas", completa.

Onde.
R. Groenlândia, 30 e 31/7 e 1/8, 20h. R$ 260 por pessoa (R$ 350 com bebidas). Reservas pelo Foodpass ou 96055-7700

Nenhum comentário:

Postar um comentário