quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cotechino, Lentilhas e Polenta

Embutidos e Fumados Italianos
Para os apaixonados por embutidos e curtidos como eu, ai vai uma dica, nao é muito fácil encontrar por aqui, mas junto com o Zampone, é uma dos mais gostosos que já provei.
O cotechino é um tipo de embutido Italiano, onde a tripa do porco com uma mistura de carne de porco e especiarias varias. Um prato que normalmente é servido no final do ano, junto as lentilhas, para trazer prosperidade, sorte e muito dinheiro pra quem come!

Esta linguiça  nasceu na cidade de Modena, que fica na região da Emilia Romagna e graças ao primeiro escritor de livros de receitas italiana, o famoso Pellegrino Artusi, este prato se tornou popular e atualmente é consumido em toda a Itália na virada do ano.

Eu queria uma outra camada de sabor ao prato e uma salsa verde é deu nisso,  um molhos que serve para tudo, do salmão para bife, vai bem em muitos pratos, com mexicano que incorpora tomatillos nele e Espanhol sobre chorizo. 
Esta salsa verde é um molho de ervas composta principalmente de salsa.
Eu sempre incorporo alguma folhinhas de manjericão por lá também e até mesmo algumas folhas de hortelã ou menta, se você os tem. 
Estes se picado (como finos ou grosseiros como você gostar) com alcaparras, um dente de alho ou dois, picles e um par de anchovas. 
Todos juntos com uma dose muito saudável de azeite é agitada em conjunto com vinagre de vinho tinto, sal e pimenta. 
É um molho maravilhoso com excelentes sabores e texturas.
Cozinhei o tempo e temperatura necessários no sous vide, da embalagem.  O resultado muito úmido e untuoso, mas eu acho que ainda há espaço para melhorias,  poderia ser ainda melhor da próxima vez para preservar mais umidade e sabor. Cortei a salsicha e cobriram algumas das fatias com queijo parmesão ralado em todas as fatias em ambos os lados. 
O prato final foi excepcionalmente bom. Não é muito pesado, enjoativo ou gorduroso. Os sabores funcionou muito bem e o molho verde parecia incrível e foi um complemento para maravilhoso ao prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário