terça-feira, 30 de junho de 2015

Bolo Chiffon de Limão da Cida

Entusiasta da cozinha sem glúten e lactose, Maria Aparecida Bernabó, tem testado algumas receitas com fécula de arroz, farinhas das mais diversas. E para nossa surpresa, preparou um Bolo Chiffon de Limão, que eu nao resisti de tao gostoso.
Bolo chiffon é uma preparaçao muito leve, feito de óleo
vegetal ou manteiga, ovo, açúcar, farinha, fermento e saborizantes. É uma combinação entre bolo amanteigado e bolo esponja. Diferentemente da manteiga, comumente utilizada em bolos, é difícil aerar o óleo, por isso o bolo Chiffon, assim como o bolo Angel's food, consegue uma textura fofa por bater as claras em neve, e adicionando-as à massa antes de assar, e que ela deu uma saída estratégica.

Os altos teores de óleo e ovos criam um bolo muito úmido, normalmente servido meio frio, tem uma textura bem diferente dos bolos tradicionais, e como o óleo se mantém líquido a baixas temperaturas, o bolo Chiffon não tende a endurecer como os outros bolos. 
Sendo assim, o bolo Chiffon é ideal para coberturas e recheios que necessitem de refrigeração, como o sorvete. O bolo Chiffon normalmente possui menos gordura saturada que outros bolos amanteigados, o fazendo potencialmente mais saudável que seus correspondentes feitos de manteiga. Em contrapartida, a ausência de manteiga faz com que o bolo Chiffon não seja tão rico em sabor, sendo necessário um recheio como frutas ou chocolate.

Receita do Bolo Chiffon da Cida
Ingredientes:

1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de açúcar glace
2 xícaras de chá de fécula de arroz
200 gm de farinha de amêndoas
150 gm de coco ralado                                    
3 colheres de chá de fermento em pó
1/2 xícara de óleo
6 gemas
3/4 de xícara de chá de água gelada
1 colher de chá de zestes de laranja cristalizada
1 colher de sopa de raspas de limão
6 claras

Modo de fazer:

Peneire o açúcar e bata com o oleo, por cerca de 5 minutos, peneire a fécula com a farinha e o fermento em uma tigela grande. Abra uma cavidade no centro e coloque os ingredientes restantes pela ordem indicada. Mexer vigorosamente até incorporar todos os ingredientes. No fim, bata as claras batidas com o açúcar glace em neves. Leve a assar em forma untada e enfarinhada. Desenforme depois de frio e cubra com o creme de limão.
Uma  delicia de bolo, que vale a pena provar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário