Comida puxa boa prosa, que pede bom vinho e assim, vamos passando a vida, quem gosta de boa mesa sabe que ha que se dar tempo, a estes mimos da vida.
A coisa começou com a ideia de fazer uma carne de porco normal e simples, mais foi tomando um rumo, desconhecido e despretensioso, quando dei ouvido a ideia da carne na Lata.
As coisas foram acontecendo e se multiplicando, a casa exalava um sabor e olor digno de uma cozinha mineira tradicional, durante as 5 horas de cozimento em forno baixo, submersa em "banha" gordura de porco e previamente temperada. Mas ficar só no prato, seria esperdiçar uma oportunidade como poucas, e assim o encanto da companhia, foi convidando a preparar outras delicias, como guarnições e sobremesa, uma farra digna de honrarias e banquetes medievais, apesar de nada de ostentação, o conveniente para sentir-se deleitado com o prazer primeiro do preparo e desfrutar da macieis da técnica de preparo.
Como guarnição servi Batata Doce e Maçãs Assadas, de Sobremesa Maça e Canela, Que deixou a da Vovô Donalda no chinelo.
O processo é fácil, mas bastante trabalhoso, se você quer fazer desde o inicio. Infelizmente estamos numa cidade que utiliza pouco a banha de porco, o que seria uma mão na roda, mas se você nao tem, pode colocar o toucinho a fazer um bom torresmo.
Piqueo toucinho. Compramos 5,3 quilos de toucinho com pele, mas só usamos a gordura, de modo que se for comprar só o toucinho picado desconte o peso do courinho, que pesou quase 1 quilo e que vai virar pururuca) e compre só 4,3 kg (se bem que da próxima vez vou querer 5 quilos só de toucinho, para sobrar banha para cozinhar e também para cobrir bem as carnes).
Coloque o toucinho numa panela de ferro grande e junte 2 colheres (sopa) de sal. Misture devagar para incorporar e deixe em fogo médio até derreter e ficar bem dourado. Mexa de vez em quandoTire o torresmo com uma escumadeira e deixe sobre uma peneira. Se escorrer alguma gordura, devolva à panela.
Na mesma panela em que o torresmo foi frito, junte à gordura a carne temperada (pernil e costelinha).
Deixe que a panela fique ocupada só um pouco mais que a metade, para não transbordar quando a gordura começar a borbulhar. Se for preciso, use duas panelas ou quantas forem necessárias.
Tempere a carne de porco com alho, cominho, sal e as ervas que mais goste e folha de louro. Acrescente a cachaça e deixe pegar gosto a noite.
Coloquei em uma assadeira grande e cobri com a gordura (mantive a carne submersa na banha, durante o cozimento), retirada do toucinho e cobri com papel alumínio. Levei ao forno por cerca de 5 horas. Ao retirar o papel, um tom dourado, se pronunciava, o cheiro percorria toda a casa, um convite à mesa, Depois disso, uma farofinha, Pimenta e lembrar que a vida nao pode ser tao ruim como dizem!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário