quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mitos&Verdades sobre sobre hambúrguer


Veja que riscos o fast food pode trazer para a sua saúde
Hambúrguer
Pão, queijo, alface, tomate, carne e molho. Parece até a propaganda de uma rede lanchonetes, mas essa é a receita básica do hambúrguer, lanche popular nos EUA e que já caiu há tempos no gosto dos brasileiros. Apesar de muito querido, ele pode trazer riscos à saúde.

Para saborear essa delícia, a dica da nutricionista Virginia Dantas é fazer algumas trocas. "Pão integral, carne mais magra, queijo branco e temperos naturais são boas opções no lugar dos ingredientes tradicionais".  Abaixo, a especialista tira as dúvidas sobre os mitos e verdades do hambúrguer. 

1 - Hambúrguer substitui o almoço
Mito. O lanche não tem a quantidade de nutrientes de uma grande refeição. Ele tem carboidratos e proteínas, mas a porção de carboidrato do pão não pode ser comparado ao do arroz e do macarrão, por exemplo. 

2 - Hambúrguer pode trazer benefícios à saúde
Depende. Se for um hambúrguer caseiro, pode trazer benefícios, por possuir aminoácidos e proteínas. Mas se for industrializado e a pessoa comer com regularidade, vai ter prejuízos, como o aumento de colesterol e de triglicerídeos. Não podemos fazer desses alimentos rotina na nossa vida, principalmente as crianças, que vão levar esse hábito para o resto da vida.

LEIA TAMBÉM

Dez dicas para o hambúrguer bem-feito
3 - O de frango é mais saudável 
Depende. Os hambúrgueres de frango e o de carne industrializados são similares, porque vão ter sódio, aditivos químicos e quantidade de calorias parecidas, dependendo do fabricante. Em alguns casos, o de frango pode até ter mais calorias. Mas, mesmo assim, é melhor consumir uma carne magra (frango), porque, teoricamente, teria menos gordura. 

4 - Hambúrguer caseiro é a melhor opção
Verdade. Ao preparar o caseiro, a pessoa pode escolher uma parte mais magra da carne. No caso da vermelha, patinho e músculo moído são as melhores opções. Peito de frango, salmão e soja são outras alternativas. Em casa, também é possível controlar a quantidade de gordura do alimento. Por sua vez, o industrializado é pior para a saúde. Para aumentar a conservação, esses hambúrgueres recebem sódio e conservantes em excesso.

5 - Ketchup não tem tomate
Mito. É feito da polpa do tomate, mas é um alimento industrializado que tem sódio, conservantes e aditivos químicos. o ideal é usar de duas a três vezes por semana. Não pode ser um vício. 

6 - Ketchup e mostarda são os molhos mais magros
Verdade. Ambos podem ser usados em quantidade moderada. Meia colher de sopa de mostarda e uma colher de sopa de ketchup.

Lanche, hambúrguer7 - Hambúrguer é muito calórico
Verdade. A quantidade de calorias depende da composição do lanche. Em média, um lanche com pão, queijo, carne e salada tem 300 calorias. Quanto mais incrementado, mais calórico. Alguns têm mais de mil calorias.

8 - O bacon é um vilão do lanche
Verdade. O bacon tem gordura saturada, que pode acarretar problemas de saúde, como o aumento do colesterol e de problemas cardiovasculares. É melhor evitá-lo. Se a pessoa não tem sobrepeso e faz atividade física com regularidade, pode comer uma vez a cada 15 dias, desde que não tenha problema nenhum de saúde. 

9 - Batata frita e refrigerante são um veneno
Verdade. Com esses acompanhamentos, há um aumento de calorias e sódio. O refrigerante comum tem o açúcar, que é uma caloria vazia (engorda e não tem nutrientes). O indicado é tomar suco de frutas, que tem vitaminas e mineiras. As batatas de fast-food são industrializadas e pré-fritas. Se o óleo em que ela foi frita for usado muitas vezes, pode passar por um processo de hidrogenação, que está associado a doenças cardiovasculares, câncer e aumento do colesterol. Se sai fumaça do óleo, é um veneno para a saúde. 

10 - O hambúrguer feito na chapa também tem gordura
Verdade. Muitas vezes, quem prepara o lanche coloca na chapa uma quantidade de óleo maior, porque deixa o alimento mais saboroso. O cliente acha que é apenas grelhado, mas tem gordura. O mais saudável é grelhar ou assar.

Receita Hambúrguer Caseiro Light
Ingredientes
1 quilo de carne moída (de boa qualidade e com pouca gordura)
2 ovos
½ cebola bem picada
4 dentes de alho picados
½ copo de farinha de rosca 
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha a gosto

Modo de preparo 
Coloque todos os ingredientes em uma travessa grande e misture bem, até formar uma massa. Com um medidor (colher de sorvete ou medida de 1/3 de copo), faça 12 bolinhas com a modele os hambúrgueres, colocando sobre uma tábua ou forma forrada com papel alumínio. Coloque para assar por cerca de 25 minutos (a 280°C). Deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Dicas e opções
A carne usada pode ser patinho, alcatra, picanha, fraldinha ou mesmo peito de frango moído. Sirva com salada verde e arroz ou purê. Congele os hambúrgueres ainda crus. Embale um a um em papel filme e depois coloque em vasilha tampada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário