quarta-feira, 24 de junho de 2015

“Fruta boa de comer”-Mangaba

Os indios Tupi Guaranis, sabiam muito bem o que estavam falando quando nomearam a Mangaba. 
Mangaba é o fruto da árvore mangabeira, um nativo de regiões tropicais brasileiras. A árvore cresce geralmente a uma altura de 5-6 metros, mas pode atingir 10 metros. 

A árvore da mangaba começa a dar frutos a partir de 3-5 anos. 
A mangabeira é uma árvore resistente e cresce bem em solos arenosos pobres em nutrientes.
O fruto de mangaba é oval e em forma de baga, amarelo ou cor esverdeada, às vezes com pigmentação vermelha. Quando maduro, a mangaba tem uma pele amarela com marcas avermelhadas, e um cheiro muito aromático e delicado. A carne é macia, branca, ligeiramente viscosa e fibrosa, com um sabor doce único.

Na restinga, predominantemente em solos arenosos e de baixa fertilidade dos planaltos do interior do país ou na faixa litorânea quente e úmida do sul do estado do Rio Grande do Norte, passando por Piauí, Pernambuco e Paraíba onde ocorre a variedade H. S. pubescens. A variedade H. S. speciosa ocorre nos tabuleiros de arenito, passando pela Caatinga e chegando aos cerrados do estado do Espírito Santo, Bahia, Goiás, Tocantins, Maranhão, Alagoas, Pará e Amazonas, descendo a cerrados arenosos dos planaltos mais quentes e Chapadas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, norte do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Fora do Brasil, ocorre no Peru, próximo à fronteira do Brasil, no nordeste da Bolívia, e no Paraguai.


Os povos nativos, que conhecem bem a fruta e a usam amplamente, o chamam de mangaba, o que significa – fruto bom para comer. Bem como sendo muito popular como uma fruta fresca, mangaba também é usada para fazer sucos, sorvetes, geleias, doces, conservas, destilados e vinhos e xarope.
Quando o fruto está pronto cai a partir do ramo de amadurecimento e termina no solo ao longo de um período de 12 – 24 horas. O fruto recolhidas a partir do chão é o mais valorizado, mas quando maduro mangaba perecer muito rapidamente e deve ser consumido, o que é um problema para a comercialização. Por esta razão é principalmente fruto colhido da árvore, e o fruto está pronto para comer depois de dois a quatro dias. Neste caso alguma experiência é necessária para saber exatamente quando a colheita dos frutos.
Conheça o Projeto  Catadoras de Mangaba


As Catadoras de Mangaba são mulheres, extrativistas, lutadoras, defensoras de uma das maiores culturas sergipana e brasileira – a cultura da mangaba. Uma fruta nativa do litoral do nordeste e dos cerrados do Brasil que está presente nas áreas nativas nas quais populações tradicionais praticam o extrativismo há séculos.
Em Sergipe existem cerca de 5.000 (cinco mil) famílias que desenvolvem o extrativismo da mangaba como atividade econômica. Uma atividade predominantemente realizada com o trabalho feminino em que as mulheres cuidam da conservação da espécie, desenvolvem práticas e saberes de manejo e, zelam por um patrimônio cultural material e imaterial.

Organizadas, as mulheres extrativistas entendem que necessitam ampliar suas ações, socializar os conhecimentos e as práticas alimentares, se comunicar com o mundo, enfrentar o modelo de desenvolvimento que ameaça a existência da mangabeira, gerar renda e tecer vida justa e ecologicamente sustentável em Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário