segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Bolo de Gengibre com Especiarias

Na Índia como na Bahia, consome-se muito gengibre diariamente, esta raiz é mais que saudável e deve fazer parte da sua alimentação. 
 O chá enriquecido com gengibre é um dos favoritos das famílias e é o antídoto de eleição das avós para combater constipações e gripes. 

 Em milhões de casas na Índia, não se prescinde, à mesa de jantar, dos palitos de gengibre fresco embebidos em sumo de limão e sal: um acompanhamento indispensável para o seu prato favorito. 
Elemento fundamental na culinária da Bahia, esta raiz, faz parte de uma diversidade de pratos, além do seu sabor, ele é tido como um antioxidante e ante-inflamatório. 
 10 Fantásticos benefícios do gengibre: 
 Anda sem apetite? Coma gengibre fresco antes do almoço para estimular o apetite. A medicina Ayurvédica recomenda que o almoço seja a principal refeição do dia, porque é nessa altura que a energia digestiva está no pico. 
O gengibre melhora a absorção e assimilação dos nutrientes essenciais. 
O gengibre limpa os “canais” de microcirculação do organismo, incluindo os seios nasais que tendem a congestionar-se de vez em quando. 
Sente-se com enjoo ou náuseas? Mastigue gengibre, de preferência envolvido num pouco de mel. 
Não consegue controlar os gases? Adivinhe! O gengibre ajuda a eliminar a flatulência! 
Sofre de cólicas? Mastigue gengibre – e para melhores resultados, passe-o por azeite quente antes de o mastigar. Torcendo-se com dores nas articulações? O gengibre, com as suas propriedades anti-inflamatórias, pode aliviar. 
Deite umas gotas de óleo essencial de gengibre no seu banho para aliviar as dores musculares e das articulações. 
Fez uma cirurgia? Mastigar gengibre no pós-operatório pode ajudar a superar a náusea. 
Beba chá de gengibre para se livrar das dores de garganta e da congestão nasal. 
E quando o tempo esfriar, os benefícios de aquecimento deste saboroso chá são ainda maiores! Angústias noturnas?? Experimente adicionar um bocado de gengibre ao seu prato de sopa. Psst … os textos Ayurvédicos conferem ao gengibre propriedades afrodisíacas, também. 
Gengibre & Arroz Basmati 
*Cozinhe arroz basmati. Misture de imediato alho, gengibre, pimenta verde moída e coentros frescos – deixe esta explosão de sabor e fragrância conduzir os seus sentidos! 
Suco com Gengibre Uma grande ideia: 
*Rale um pouco de raiz de gengibre e triture na sua máquina de sumos, juntamente com cenouras, maçãs e um pouco de sumo de limão. Muito saboroso e, é claro, muito bom para a sua saúde! 
Sobremesa com Gengibre 
*Um pouco de gengibre ralado na sua Cocada ou no Sorvete de Coco intensifica-lhes o sabor! 

Bolo de gengibre e especiarias 
Ingredientes: 
*100 g de gengibre fresco descascado e ralado 
*1 xíc (chá) de melado 1 xíc (chá) de açúcar 
*1 xíc (chá) de óleo 2 ½ xíc (chá) de farinha de trigo 
* ½ col (chá) de canela em pó 
* ¼ col (chá) de cravo moído 
*¼ col (chá) de pimenta-do-reino preta moída 
* ¼ col (chá) de Pimenta da Jamaica 
*1 xíc (chá) de água 
*2 col (chá) de bicarbonato de sódio 
* 2 ovos 
* 3 col de (chá)Açúcar Glace

Modo de Preparo: 
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de buraco no meio. Numa vasilha grande comece misturando o açúcar, o melado e o óleo. 
Reserve. Em uma panelinha ferva a água, desligue o fogo e misture na água fervente o bicarbonato de sódio. Junte à mistura de óleo e açúcar e mexa para incorporar. Junte o gengibre ralado e misture para incorporar também. 
Peneire junto a farinha de trigo, a canela, o cravo moído e a pimenta-do-reino moída. Junte à mistura líquida, aos poucos, para não empelotar. Adicione os ovos, um a um, misturando bem com um fouet ou batedor. 
Coloque a massa com cuidado na forma de bolo. A massa fica líquida mesmo. Leve ao forno por 30 a 40 minutos ou até o palito sair limpo.
Cobertura:
Em uma panelinha de esmalte, dissolva do açúcar glace com 3 colheres de água, até ficar bem misturado e dar um ponto cremoso, cobrir o topo do bolo e servir.
Uma deliciosa e saudável opção para as festas de fim de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário