segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Tendências gastronômicas para 2016

“Chi va piano, va sano e va lontano.” diz o provérbio italiano que quem vai devagar, com calma e tranquilidade, vai longe pois, apesar da crise o setor de alimentação continua a crescer no Brasil.


Muitas são as cifras, mas a verdade é que a alimentação fora do lar representa 33% dos gastos com alimentos e bebidas e deve levar todo setor de food service a movimentar por volta de R$ 300 bilhões ao final de 2015. E esse número tende à crescer. Enquanto um americano compromete cerca de 40% de sua renda disponível com alimentos e bebidas, no Brasil ainda há espaço para crescer. Isso explica o fato de as classes A e B consumirem mais fora do lar e apresentarem expectativas elevadas. “À medida que houver mais renda disponível nas classes C, D, E, o setor crescerá mais” 

Como todos os anos, antes do seu final, tomo a iniciativa de pesquisar e propor novas tendencias para o setor da gastronomia, tarefa nada fácil, num pais que investe pouco em pesquisa e fomento. 
Segundo Erwan Poudoulec, diretor técnico da escola de culinária Le Cordon Bleu de Madrid o que seguirá prevalecendo na culinária, panificação e confeitaria na Europa, segue sendo o binômio, Menos gordura e açúcar as tendências são necessidades de fazer preparações mais leves, refinadas, com sabores limpos e doces mais saudáveis. 
No parecer do diretor Erwan, a questão das alergias cresce em importância. Na cozinha a volta ao tradicional, com menos aditivos, para se concentrar no produto. Ele enfatiza que a Cozinha Vegetariana (que usa ovo) e vegana são reforçadas, com a figura de Chefs renomados assumindo mais de frente estas iniciativas. 
A agencia Mintel divulga todos os anos o relatório
"Global Food and Drink mercado em 2016" o estudo foi segmentado por região do mundo, para o analista Jenny Zegler, estas tendências irão moldar os mercados globais no ano que vem, vai influenciar os consumidores e oferecer oportunidades importantes para os fabricantes e varejistas que se dedicam ao mundo de alimentos e bebidas. O especialista explicou que este grupo de tendências explora as novas prioridades dos consumidores, mudanças na formulação funcional dos produtos, a importância da tecnologia no sistema alimentar, A consultoria Mintel, especializada em pesquisa e análise de mercado, acaba de publicar um relatório sobre 12 principais tendências em alimentos e bebidas em 2016. São as tendências que foram identificados e analisados, acompanhados com dados de mercado segmentados por áreas speak mundo das mudanças que ocorrem em diferentes regiões devido à introdução de novas tendências, como têm o potencial de alterar o cenário de consumo global. 
O relatório Global Food and Drink Mercado em 2016 aborda as seguintes tendências: 
*Energia alternativa:
 As novas fontes de proteína com base alternativos para substituir alimentos tradicionais da dieta, alimentos vegetarianos e leites que não são de origem animal não será a principal alternativa para aqueles que têm preocupações dietéticas ou seguir uma dieta vegetariana. Estes novos alimentos são principalmente incorporados ao mercado na América do Norte, Austrália e Europa. 
*O artificial é o inimigo público número 1:
 Mais e mais consumidores estão exigindo produtos
alimentares mais natural e menos processados ​​sem aditivos, corantes ou outros componentes artificiais, que obriga as empresas a remover esses componentes de seus produtos se quiserem manter a quota de mercado. As empresas que não mudam sua formulação enfrentar o teste de consumidores à procura de mais fórmulas de alimentos naturais. 
Podemos citar o exemplo da Kellogg, este ano, a empresa anunciou que estava trabalhando para remover cores artificiais e sabores de seus produtos, uma transição para ser concluída em 2018. 
*O verde é a nova realidade:
As preocupações com a mudança climática, o desperdício de alimentos e outras questões, irá conduzir o setor de alimentos orgânicos, a sustentabilidade vai se tornar um fator importante no desenvolvimento de novos alimentos e bebidas, estes produtos devem ser considerados como um bem comum para o planeta e os consumidores. Por outro lado, vale a pena notar que nos últimos anos, especialmente a do ano passado, em que nos conhecemos novas iniciativas para converter o desperdício de alimentos em produtos de valor comercial, fazer os alimentos que não cumprem as normas de mercado para a cor, tamanho ou forma, e tornando-se sendo o desperdício de alimentos descartados, recuperar alimentos para expirar e convertê-los para novos alimentos com alto valor nutritivo e maior vida útil, etc. 
*De dentro de mim:  
É uma tendência que reflete o reconhecimento pelos consumidores que as dietas podem se conectar com a maneira de olhar e sentir, esta promove novos produtos para ajudar a melhorar a aparência física e o bem-estar do consumidor são desenvolvidos, favorecendo a criação um mercado de produtos melhorou em todos os aspectos. 
Segundo Mintel é muito importante para muitos consumidores serem mais ativos, crescendo necessidade de exercício físico regular, vendo no aumento dos chamados produtos de nutrição desportiva, alimentos que fornecem todos os nutrientes necessários para lidar com o exercício. Esta tendência cria uma oportunidade para as empresas desenvolverem novos produtos que atendam os objetivos desses consumidores. 
*Alimento,  uma história verdadeira:
Os consumidores estão optando por comida caseira, aqueles que têm uma história e são feitos com matérias-primas de origem certificada de qualidade. Apostar em comida que fica longe do industrial e que conta uma história, será uma constante. 
 A revolução nas compras online Serviços de compras on-line, novas aplicações e prestação de serviços, levaram a um mercado de transformação é um nicho que está crescendo em um ritmo acelerado em muitos países do mundo, vale dar uma uma olhada no relatório fornecido pelo Instituto de Distribuição de mantimento em julho passado. 
Este nicho de mercado, de acordo com a Mintel, encoraja os consumidores a considerar opções para as lojas de varejo tradicionais. Dieta DNA Embora se fale de dieta DNA, ele não se refere a nutrigenômica, mas a proximidade aos alimentos. O interesse em voltar ao básico e natural, o que é chamado de comida de verdade, é a opção que está ganhando terreno sob os alimentos industrializados. Verifica-se um maior interesse em ingredientes alimentares e seu histórico, ele sugeriu que os consumidores poderiam fazer um esforço para mudar sua dieta afastando aqueles produtos manufaturados. 
*Bom o suficiente para twittar:  
A ascensão dos meios de comunicação com foco em alimentos, o que elevou a um aumento do interesse na cozinha, em novas idéias e elaborações, na imagem da comida, que são compartilhados através das redes sociais. Cozinhar e compartilhar alimentos em geral com amigos e seguidores, passou a ser visto cada vez mais como bons hábitos e o cultivo do bom comer, o desejo de ser um protagonista no mundo do alimento num nível pessoal ou popular. Embora se fale em Tweeter,  falamos sobre todas as redes sociais, Facebook, Instagram, Pinterest ... 
*Mesa para um: 
Mais e mais pessoas vivendo sozinhas (Público Sigle), fazendo com que mais ingredientes sejam embalados e adaptadas a este público. Novos formatos de embalagens individuais para atender este nicho. 
*O estigma da gordura: 
 Diminui a percepção de que toda a gordura é ruim, há fontes de boas e más gordura, gordura já não é essencialmente uma consideração ou barreira ao procurar alimentos saudáveis, podem ser citados como exemplo o azeite de oliva extra-virgem , que já foi considerado pela UE como uma gordura que não era benéfica para o corpo e tem sido cientificamente provado que o oposto é verdadeiro. 
Comer com os olhos:
O sabor tem sido o centro de inovação alimentar, mas os consumidores exigem inovação e aparência,  este objetivo desempenha um papel fundamental, a nova embalagem, as cores ... usado reavaliar os produtos que eles fazem que são louváveis ​​e estão disseminada na mídia. 

A Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos (NRA) realizou um levantamento com aproximadamente 1.600 chefs de cozinha da Federação de Culinária Americana (ACF) para descobrir quais as tendências gastronômicas para o próximo ano. Alimentos frescos e locais seguem firmes no topo da lista. 
A pesquisa procurou saber quais serão as comidas, cozinhas, bebidas e assuntos em alta nos menus dos restaurantes americanos em 2016. De acordo com 44% dos chefs ouvidos pela Associação, estabelecida em Washington, a busca por alimentos locais é o índice que tem apresentou maior crescimento ao longo dos últimos dez anos. Olhando para o futuro, 41% dos entrevistados acreditam que a sustentabilidade é o ponto que terá maior destaque na próxima década. 
Tendências 2016 segundo A Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos (NRA)
Os chefs pesquisados ​​acreditam que as principais tendências agrícolas para a área incluem: produtos cultivados localmente (77%); produtos orgânico (63%); ervas incomuns (63%); frutas exóticas (59%); e hortaliças híbridas (57%). 
Já entre as dez principais tendências de menu para 2016 figuram a lista: carnes e frutos do mar produzidos localmente,; comidas rápidas; produtos cultivados localmente; estabelecimentos com auto-abastecimento (pro exemplo: restaurantes com hortas e itens caseiros) ; ingredientes naturais / alimentos minimamente processados; sustentabilidade ambiental; refeições saudáveis para crianças; novos cortes de carne; frutos do mar produzidos de forma sustentável; e sorvetes artesanais e caseiros.

Fonte PDF da Mintel

Nenhum comentário:

Postar um comentário