segunda-feira, 7 de março de 2016

A Jaca foi a estrela absoluta da terceira Imersão Criativa Sotoko, no Município do Conde na Bahia.

Todas estavam muito ansiosas para aprender algo novo. A comunidade permaneceu isolada por muitos anos, o que fez que todos tivessem pouco contato com pessoas da cidade.











A comunidade de Pedra Grande tem muitas dificuldades no quesito estrutural, como saneamento básico, o que torna as rotinas bem difíceis.
Lavar roupa, cozinhar até tomar banho, acabam sendo um grande transtorno.
Apesar disso a comunidade é muito unida e nos recebeu de braços abertos. 
Dos quatro dias que passamos por lá, tivemos oportunidade de trabalhar temas muito importantes como Auto-Estima, Empoderamento, Sustentabilidade, Plantas alimentícias, palavras complicadas, mas que são fundamentais serem bem entendidas para avançarmos  nos nossos objetivos.
Ezequiel Pestana grande figura.














No primeiro dia, conseguimos cavar uma caixa coletora de dejetos orgânicos, para que fossem utilizados no Horta já existente.
Todas contribuíram para fazer um almoço delicioso no domingo, com a presença da comunidade e convidados.
Sempre ao inicio do trabalho, tivemos reuniões onde a conversa se estendeu, e elas compreenderam a importância do associativismo. 














Jaca: uma alternativa nutritiva e cheia de benefícios para alimentação em tempos de mudança climática A fruta tem propriedades antioxidantes, fortalece a imunidade e aumenta energia. 















A Jaca é uma fruta abundante no Conde, e mostramos como tirar proveito desta delicia, aproveitando quase integralmente este fruto: *Cardápio da Imersão Criativa Sotoko, preparado pelas mulheres da Comunidade de Pedra no Município de Conde-Ba. 

A jaca vem sendo apontada por pesquisadores da Universidade de Ciências da Agricultura em Bangalore, Índia, como uma boa alternativa para a alimentação humana diante dos atuais desafios causados pelas mudanças climáticas. 







O Banco Mundial e as Nações Unidas advertiram recentemente que o aumento das temperaturas e chuvas escassas já causam redução em colheitas de trigo e milho, o que pode levar a guerras por alimento daqui a uma década, em média.
 
O fruto da jaqueira, notável pelo seu tamanho, cresce facilmente e resiste a pragas, altas temperaturas e a secas, além de possuir incrível quantidade de nutrientes. Cerca de dez ou doze gomos da fruta são suficientes para alimentar uma pessoa por metade de um dia. 
A jaca (Artocarpus integrifólia L), a maior de todas as frutas cultivadas, é nativa da Ásia (Tailândia, Indonésia, Índia, Filipinas e Malásia). 















Ela é da família Moraceae, a mesma do figo e da amora, comum em regiões tropicais. A jaqueira produz até 100 frutos por ano, que podem variar de três até incríveis 37 quilos! 

Alguns dos seus componentes são: fibras, cálcio, potássio, ferro, vitaminas A e C, fósforo, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, principalmente B2 (riboflavina) e B5 (niacina). 
Foi trazida ao Brasil pelos portugueses e se adaptou facilmente ao nosso clima, sendo cultivada em toda a região amazônica e costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro. 

A época do fruto é no período de dezembro a abril. 
Jaca A fruta é classificada em duas variedades de acordo com a consistência da polpa dos frutos: a jaca dura, que apresenta a polpa firme e frutos maiores e a jaca mole, que possui frutos menores e macios, porém mais doces. 
                         Consumo 
O teor calórico é de, em média, 94 calorias pra cada 100 gramas. O consumo mais comum da fruta é in natura (ao invés de desidratada, por exemplo), mas pode ser comida fresca, em saladas de frutas, compotas, xarope, geleias, cristalizada e em doces diversos. Vegetarianos e veganos apreciam a chamada “carne” de jaca, que consiste no fruto verde cozido e desfiado. Se você frequenta o circuito gastronômico vegetariano, já pode ter visto por aí barraquinhas com coxinhas de jaca ou “carne” louca feita com o fruto. Receitas novas apresentam a jaca até em formato de chips crocantes. 
                      Caroço de jaca 
Aperitivo feito com Caroços de Jaca, Cozidos, Salgados e Temperados .


A maioria das pessoas descarta as sementes, mas elas também são muito nutritivas: com 22% de amido e 3% de fibra alimentar. Podem ser consumidas assadas, torradas, cozidas ou em forma de farinha (uma alternativa de proteína alimentar que pode ser utilizada em diversas receitas).Lembrando que as sementes frescas não podem ser mantidas nesse estado por muito tempo. Por possuir grande concentração de carboidratos (cerca de 22%), a jaca apresenta um grande potencial para a fabricação de bebidas alcoólicas. 

Na Índia, é popular uma aguardente feita a partir da fermentação de sua polpa. Benefícios Em diferentes partes do fruto, ela possui componentes com efeitos funcionais e medicinais que aguçam o interesse da comunidade científica, como os antioxidantes que neutralizam radicais livres e previnem diversas doenças. 
Possui ainda fitonutrientes diversos: lignanas, isoflavonas e saponinas que oferecem benefícios à saúde, com capacidade de combater cânceres (de cólon e de pulmão), pressão alta, úlceras e outros transtornos intestinais, envelhecimento celular e perda da massa óssea. 
O potássio também otimiza a parte óssea e de quebra melhora as funções muscular e nervosa. Ele também contém niacina, a chamada vitamina B3, necessária para o metabolismo energético, nervoso, e síntese de certos hormônios. 

















Uma porção de 100 g de polpa de jaca possui cerca de 4 mg de niacina. A dose diária recomendada de vitamina B3 é de 16 mg em homens e 14 mg em mulheres. 
Contém vitamina C, famoso antioxidante que protege o corpo contra os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, e mantém a saúde das gengivas. 

Já as folhas da jaqueira têm potencialidades de curar febre, furúnculos e doenças de pele.

Ajuda o funcionamento intestinal e previne o câncer de colon Por ser rica em fibras, cerca de 3,6 gramas em 100 gramas de fruto, a jaca previne a constipação e reduz os sintomas de hemorróidas. Além disso , a jacalina (é uma lectina presente nas sementes) apresenta efeito anti-proliferativo sobre células de câncer de cólon. • Aumenta sua energia Jaca contém frutose e sacarose, que dá ao corpo a energia que ele necessita. 





















Boa para a saúde cardiovascular O potássio da jaca (303 mg a cada 100 g) ajuda na redução da pressão sanguínea e reverte efeitos do sódio que aumentam a pressão arterial e afetam o coração e vasos sanguíneos. Assim, o fruto auxilia na prevenção de doenças cardíacas e derrames. A vitamina B6 reduz os níveis de homocisteína do sangue, diminuindo risco de doenças cardíacas.

Controle da asma Há algumas pesquisas que mostram que se você ferver a raiz da jaca e consumir o extrato, você pode diminuir os seus problemas de asma. • Previne anemia Jaca contém cerca de 0,5 mg de ferro em 100 g de fruto. Isso auxilia na prevenção da anemia e também ajuda na circulação sanguínea adequada. Além disso, possui vitaminas A, C, E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e minerais como cobre, manganês e magnésio, que têm papel fundamental na formação do sangue. Por ser rica em vitamica C, a jaca também aumenta a capacidade de absorver ferro. 
















• A manutenção
de uma glândula tireóide saudável.
O cobre desempenha um papel importante no metabolismo da glândula tiroide, especialmente na produção e a absorção de hormônios; sendo uma ótima fonte desse mineral. • Ossos mais fortes 
O fruto é rico em magnésio, com 27 mg em 100 g de fruta jovem e 54 mg em 100 g de semente.
O magnésio, por sua vez, auxilia na absorção do cálcio, fortalecendo o osso e evitando perturbações relacionadas, tais como a osteoporose e a artrite. 

• Contra o envelhecimento de sua pele 
Os antioxidantes presentes na jaca ajudam a retardar o envelhecimento, e a água presente no fruto auxilia na hidratação da pele. 

Além disso, sua vitamina C participa da produção de colágeno. 

• Saúde para a sua visão A vitamina A presente no fruto protege seus olhos dos raios UV e previne catarata. Devido a seu efeito antioxidante, ela é eficaz para evitar a degeneração da retina.
 
*Cardápio da Imersão Criativa Sotoko, preparado pelas mulheres da Comunidade de Pedra no Município de Conde-Ba. 

               Bebida: Suco Santo
Uma das plantas mais encontradas, mas totalmente desconhecidas da sua utilização é o Capim Santo ou Capim Limão como alguns chamam.



















Preparamos o suco com Limão Rosa e Água de Coco, um delicioso e farto cítrico local.

A molecada se esbaldou com o refrescante suco, que já faz parte do menu diário da escolinha.
*Pão de Ervas assadas na Telha.










As quarenta mulheres da comunidade prepararam seu próprio pão, na localidade é vendido um pão de baixa qualidade e sentimos a necessidade de melhorar acrescentando ervas locais como o Manjericão a Alfavaca e a Capeba, alem de gergelim. 
O resultado foi maravilhosos, com uma fermentação de 14 hs, o pão ficou consistente e cheiroso. 
                         Aperitivo:
*Castanha de Caroço de Jaca 

















Esta foi a sensação do trabalho, muitos não acreditavam nas possibilidade do caroço da Jaca,
fizemos um aperitivo delicioso, transformado meros caroços em deliciosos salgadinhos, que acabaram antes mesmo dos convidados chegarem. Eles soa cozidos, depois torrados com Sal fino e grosso e cominho.
 

Pratos principais: 
                   *Maricotinha 






Desfiado de Jaca com Camarão seco Cebola e Gengibre Batemos cebola, gengibre e camarão seco no liquidificador. Tiramos o leite de coco e reservamos. Refogamos o tempero no Dendê e acrescentamos Camarões secos. Agregamos os e o leite de coco e tempero verde, colhido na horta orgânica da Escola.

                     *Bagunçaço
 Lombo de Jaca com toucinho e pupunha 
O bagunço da Jaca, é a parte central da fruta, mas ela também não foi desprezada, apos o cozimento da Jaca inteira, enxertamos pedacinhos de baccon e em seguida, ele foi temperado com alho pimenta do reino, azeite de oliva, sal, deixado descansar a noite. 
No dia seguinte, douramos as peças e adicionamos caldo de carne, apos 40 minutos de cozimento, tínhamos uma bela peça, ao qual acrescentamos Palmito de Pupunha. 

                           Guarnições: 
                  *Abará de Folha 











Neste guarnição, usamos um mix de folhas encontradas no local, acrescidas da massa do feijão fradinho, temperadas com azeite de dende e temperadas com Camarão seco, Sal e Pimenta. 
                
                        *Jacuimbé 
















Na língua Tupi-Guarani Imbé tem um significado de Planta rasteira, a jacuba, é um pirão de farinha de mandioca, feito com água morna. 

Um creme verde ao qual nos acrescentamos folhas de "Língua de Vaca"( Talinum paniculatum) Camarões Secos e Leite de Coco. 
O Jacuimbé, ficou cremosos, um ótimo acompanhamento para Pescados e Mariscos.

                       Sobremesa: 













A manga do Conde tem cheiro e sabor, bem diferente das frutas da cidade.

Outra fruta que abunda na região é a Manga, ela serve para preparar doces e compotas, mas optamos por uma sobremesa fresca e leve, um Arroz de Coco com Mousse de Manga.











Confira o tamanho da Manga do Conde nas mãos da Merendeira Cleidevãnia.
Acompanhe a Imersão Criativa Sotoko e veja mais fotos no nosso Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário