terça-feira, 15 de março de 2016

Riquezas da Cozinha Brasileira

"Tomem um ralo e dois cocos escolhidos, um prato de açúcar e quatro ovos do seu quintal...
"Desta forma singela e afetiva se iniciava os receituários de muitos cadernos, legado da cultura culinária. 

Muito desta informação era passada de forma oral, por moças casadoiras, sinhazinhas que traziam em suas bagagens e ensinavam a negras mucamas, como nos conta Rosa Belluzzo e Marina Heeck, no primoroso livro Doces Sabores. Uma das preocupações de qualquer Chef, que ama a gastronomia de sua terra, e valorizar o seu receituário. 
A inovação surge a partir da tradição, que se preserva através da sua evolução e da popularidade que obtém. Muito se fala em contemporaneidade, esquecendo que muito foi produzido e criado deixando marcas profundas na nossa culinária, um grande legado. Neste quesito, a cozinha Doce Pernambucana, deu um salto extraordinário, conseguindo preservar suas iguarias, transformando em hits das novas cozinhas, levando para fora sua cultura. 

O Bolo de Rolo, Cartola, o Bolo Souza Leão e não são apenas receitas elas refletem a identidade regional por isso foram tombadas como Patrimônio Imaterial. Outro dado importante e a organização das Tapioqueiras, eram;a legítima indigna, preservada pela Associa;ao das Tapioqueiras de Olinda. O turismo e a gastronomia podem andar juntos neste sentido, empoderar e inserir pessoas no universo através da cultura culinária local. 
Em muitas partes do mundo, existem Souvenirs, que são pequenas mostras das culinárias locai, pequenas referencias em belas embalagens demonstram a importância que se da ao produto local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário