terça-feira, 27 de outubro de 2015

A AMAZÔNIA NUM JAMBU

O nome pode variar um pouco: agrião-do-Pará, jabuaçu, oribepê, jaburama, oripepé, pimenta-d'água e pingo-de-ouro e botão de ouro. 








Todas essas nomenclaturas determinam uma pequena fruta encontrada na América do Sul, mais precisamente na região da Amazônia, e no sudeste da Ásia, em países como Madagascar. O jambu.

A erva — que tem como grande característica gerar uma leve dormência nos lábios e nas papilas gustativas ao ser mastigada — tem poderes afrodisíacos, anestésicos, diuréticos, digestivos, antiasmáticos, entre outros milagres. Dela, é possível preparar também um poderoso óleo, que age como antioxidante e anti-inflamatório, uma cachaça saborosa e é um ingrediente muito constante na gastronomia da região.

O jambu é patrimônio cultural, medicinal e gastronômico da Amazonia brasileira. 

Separamos cinco receitas que adormecem os lábios e agradam o paladar:

O jambu refogado é mais uma técnica do que um prato. Ele é um excelente acompanhamento, inclusive para a feijoada brasileira, e seu preparo é igual ao da couve, muito popular no país. Cortada em tiras bem fininhas, a folha é refogada no azeite com alho e sal e até bacon cortado em pequenos cubos. É, além de uma saborosa opção gastronômica, um dos exemplos da versatilidade desse ingrediente.

O pato no tucupi é um clássico da culinária do Norte do Brasil. A receita leva alfavaca, chicória, alho, pimenta-de-cheiro, sal, limão, vinagre ou vinho branco e, claro, jambu, tucupi (sumo extraído da raiz da mandioca brava) e pato. Para preparar o jambu, separe as folhas com os talos mais tenros, lave em água corrente e numa panela com água fervente coloque sal e escalde a erva. Deixe escorrer e voilà, seu jambu está pronto para o uso.

A receita reúne arroz, jambu, tucupi, camarão seco, pimenta-de-cheiro, chicória, alfavaca, sal, alho e azeite. O arroz paraense é um prato servido em grandes porções e comum em reuniões de família ou festas religiosas como a do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 

Um desbunde de sabores locais.

O tambaqui, ou pacu vermelho, é um peixão de água doce que chega até a 1,1 metros muito popular na Amazônia. 
O tambaqui com tucupi e jambu é a mistura de três dos mais amazônicos elementos da América Latina. Seu preparo, não muito complexo, vai ainda limão, pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro, cheiro verde, cebola, alho, sal e azeite. 

O ensopado de peixe é uma revigorante receita.

E para fechar, mais uma receita de origem simples e ingredientes triviais misturados aos sabores amazônicos. Junte azeite, cebola, alho, sobrecoxa de frango, tomate — sem pele e sem semente —, louro, salsa picada e a potência afrodisíaca do jambu, em folhas. O cozido é um típico prato feito por mães e avós. Daquelas misturas que estão na memória afetiva, principalmente das pessoas que cresceram no estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário