quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Jamaica berço do Rastafarianismo e da Reggae-music, duas expressões de subjetividade identitária que são intimamente ligadas e muito próximas da alegria de viver da Bahia

Religião, Gastronomia e música são os elementos culturais mais emblemáticos da Jamaica. 
O país é berço do Rastafarianismo e da Reggae-music, duas expressões de subjetividade identitária que são intimamente ligadas e muito próximas da alegria de viver da Bahia
A gastronomia jamaicana é uma mistura da cozinha africana e inglesa predominando o sabor intenso da variedade de temperos utilizados na culinária.  A base da cozinha jamaicana é muito saudável com uso de peixes, aves, arroz, legumes, frutas e especiarias. 
Pratos típicos: 
*Porco com pimenta Jamaica, chutney de mamão verde (pedaços de mamão verde marinado em suco de tamarindo, vinagre e pimentão) 
*Coelho ao rum 
*Tortilha Jamaicana (feita à base de ovos, acelga, cenoura, aipo, batatas e tomates) 
*Sumario (prato preparado com diferentes tipos de peixes e legumes cozidos com leite de coco, pimentão e especiarias). 
 Como acompanhamento dos pratos, serve-se o bammy, pão redondo feito com mandioca. 
O que mais caracteriza a cozinha jamaicana é a grande variedade de especiarias, como o gengibre e o caril. A pimenta da Jamaica é conhecida no mundo pelo sabor picante e aroma forte. As bebidas típicas da ilha têm um sabor intenso, como o rum jamaicano e o licor de café, além de sucos de frutas.  Outro rum muito famoso é o Appleton, uma das melhores marcas de rum envelhecido. 
Dentre as especiarias, muito variadas, destacam-se o gengibre, o curry e a pimenta jamaicana, conhecida pela sua picância e aroma forte. Eles ajudam a compor pratos típicos, como a Patti Jamaicana, uma empanada que pode ter diversos recheios e possui crosta dourada, devido ao uso de uma mistura de gema de ovo e cúrcuma.

Patti jamaicana, prato típico O Ackee y Saltfish é considerado o prato nacional jamaicano, feito com bacalhau cozido e ackees (uma fruta original da África) fervidos, cebolas, pimentão Scotch Bonnet, tomate e outras especiarias, como pimenta-preta. É normalmente servido no café da manhã junto com fruta-pão, pão massa dura ou bananas verdes cozidas.  A diversidade étnica enriqueceu o solo jamaicano, pois cada novo grupo que chegava às Antilhas trazia plantas, temperos e ervas diferentes, prosperando no rico solo. 
Da Ásia, os espanhóis trouxeram o coco, os cítricos, a banana e a cana de açúcar, os colonizadores do século XVI trouxeram também o gengibre, que foi cultivado e levado por comerciantes árabes para Europa. 
O ackee considerado a fruta nacional jamaicana, foi trazido de bagagem pelos escravos, o castanheiro-da-áfrica (Blighia sapida), responsável por um fruto cujas sementes são
altamente tóxicas, devendo-se seguir uma série de regras para consumo de sua polpa. Os indianos misturaram diversas especiarias, resultando no curry, utilizado em grande escala na culinária jamaicana. Dos ingleses foi incorporado nessa culinária os bolos de frutas, carnes estufadas, e geléias de pimenta com gengibre, bem como as bebidas, principalmente o tea, desde infusão de ervas, chá com leite, chá com rum, até chá temperado com especiarias. Em 1655, sob o comando de William Penn, o exército britânico expulsou os espanhóis e ocupou a ilha.
Esta que era habitada por Colombo e seu filho Diego Colombo, que implantou a primeira colônia espanhola e desenvolveu criação de gado e cultura de cana de açúcar para sustentar os indígenas. A ilha portanto ficou a mercê dos piratas e corsários, estes que podiam navegar livremente pelos mares, saqueando e destruindo navios espanhóis nas Antilhas. Quinze anos mais tarde, a Jamaica se converte oficialmente em território britânico em decorrência do Tratado de Madri, afirmado entre Espanha e a Grã-Bretanha, alçando sua independência da coroa inglesa somente em 1962.



Bifinhos de Berinjelas Com Sálvia e Molho Jamaicano
Ingredientes: 
Para 4 pessoas 
3 berinjelas grandes 
Farinha de Arroz para empanar 
Óleo para fritar 
2 colheres de sopa de Curry 
1 colherinha de pimenta da Jamaica 
1 copo de leite de Coco
2 pimentões vermelhos
200 ml de Vinagre de Coco 
Sal e pimenta à gosto 1 copo de molho Inglês.
Modo de Preparo:
Lave as berinjelas e leve ao fogo direto, até queimar suas cascas, Esta técnica dará um sabor defumado as Bifinhos. Em seguida colocar num saco plastico e deixar esfriar. 

Pela-las, e contar em Bifes, temperar com as Pimentas o Curry, o Molho Inglês o Vinagre de Coco, e deixar descansar por 30 minutos. Escorrer e passar em farinha de arroz e ir fritando. Coloque num refratário e acrescente o leite de Coco, cubra com molho de tomate, batido com os pimentões vermelhos e a Sálvia, se quiser salpique com queijo ralado e leve ao forno. Uma deliciosa receita vegetariana que pode ser acompanhada com arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário