terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Farinha de berinjela reduz a gordura a pó, veja por que...

A berinjela é dos alimentos mais utilizados em dietas para perder peso. 
Estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostrou que mulheres que consumiram esse alimento tiveram redução comprovada na gordura abdominal. 
Na experiência, um grupo de mulheres obesas entrou em um programa de reeducação alimentar. Metade consumiu 14 gramas de farinha de berinjela por dia, a outra não. 
Sem gordura, zero de colesterol e com apenas 20 calorias a cada 100 gramas, o consumo de apenas uma fatia já fornece 10% das nossas necessidades diárias de fibras. Quanto maior o consumo de fibras, menor o acúmulo de gordura visceral, aquela que fica entre os órgãos abdominais – e que vão formar o famoso pneuzinho. 
A eficácia é comprovada, mas a quantidade necessária é absurda. Consumir mais de 10 gramas por dia durante um ano reduz um pouco menos de um centímetro de barriga. 
Pois a busca por uma forma concentrada chegou ao fim. Para contar com a maior concentração possível das fibras da berinjela, nada melhor que sua forma em farinha. 
A farinha de berinjela possui 40% de fibras solúveis em sua composição. Por isso, é 100% funcional, já que as fibras geram saciedade, diminuindo a fome e evitando a compulsão alimentar. 
Em dois meses, o primeiro grupo perdeu em média 6 quilos, enquanto o segundo perdeu apenas 3 kg. É fácil encontrar, em mercados naturais, a versão já preparada. Mas, que tal aprender a fazer a farinha em casa? A quantidade depende do tanto que você quiser fazer de uma vez. Como o legume é rico em água, um quilo do fruto fresco rende apenas 100 gramas da farinha. Mas, atenção: para gerar o efeito que você quer, a suplementação com farinha de berinjela deve estar associada a uma dieta equilibrada e a prática de atividade física, como a corrida. 
Como fazer farinha de berinjela:
O rendimento da receita é de 1 xícara (chá) ou 100 g e a validade é de 1 ano 
1 - Lave 1 kg de berinjela com casca 
2 - Corte em fatias e arrume-as em uma fôrma 
3 - Leve ao forno até que fique ressecada 
4 - Retire e triture no liquidificador ou processador até virar pó 
5 - Guarde em local fresco ou na geladeira Dicas de uso da farinha de berinjela 
Agora, aqui é com você. Use a farinha de berinjela, e sua dose reforçada de fibras, quando e onde achar oportuno. Vale consumir desde de manhã, em seu cereal matinal, como nas principais refeições, salpicada sobre sua receita de macarrão, omelete ou sopa. E, na hora do lanche, você pode bater em qualquer das minhas receitas de suco detox, por exemplo. Conheçam também minha receita de bolinho de chuva sem fritar, que também vai farinha de berinjela.

O pão de berinjela é muito gostoso e também bastante saudável. Pudera, a berinjela, componente principal da receita, é cheia de benefícios. Por exemplo, muitos estudos já comprovaram que ela faz o colesterol despencar. Essas mesmas pesquisas provaram que o consumo deste legume (a rigor, a berinjela é fruto) também reduz as taxas de triglicérides e ácido úrico – afastando, portanto, as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 
 Os benefícios da berinjela vão além da redução do colesterol e da prevenção das doenças do coração. Uma substância presente na berinjela, a niacina, contribui para o emagrecimento. Além disso, há as fibras, que são responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade e ainda auxiliam na redução da absorção intestinal da gordura. Em resumo, a berinjela faz um tremendo bem à nossa saúde. E é por isso que vale a pena aprender e fazer esta receita:

RECEITA DE PÃO DE BERINJELA
INGREDIENTES: 
2 xícaras e meia de azeite extravirgem de oliva 
1 colher (chá) de sal 
50 gramas de fermento para pão 

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo 
4 copos de água morna 5 xícaras (chá) de fibra ou farelo de trigo 
Farinha de trigo 700gm 
Farinha de Berinjela 300gm 
1 berinjela grande 

MODO DE PREPARO:
Lave e corte a berinjela em pedaços pequenos. Coloque os pedaços de berinjela em uma panela com um pouco de água e tempero a gosto. Cozinhe por cerca de 15 minutos. Ela deve ficar bem macia, mas sem desmanchar. Reserve e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare a massa. Hidrate a fibra de trigo com um copo de água e deixe descansar por cinco minutos. Em uma vasilha, coloque o fermento, um pouco de óleo e sal. Misture até desmanchar o fermento. Acrescente meio copo de água morna e mexa um pouco mais. Em seguida, acrescente o açúcar, o resto do óleo e a fibra hidratada. Enquanto mistura, acrescente alternadamente a farinha e a água. Sove bem a massa. Quando a massa estiver uniforme, abra e coloque a berinjela. A berinjela fica no centro da massa. Continue sovando e acrescentando farinha até que a massa não grude mais nas mãos. Depois, faça bolinhas do tamanho que preferir e coloque em uma assadeira untada com azeite. Espere a massa descansar por 20 minutos e leve ao forno pre-aquecido em temperatura média por 35 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário