quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Que tal provar hoje um Carill? Não Conhece? Então não deixe de ler este Post!

O caril (português europeu, português moçambicano e português de Goa) ou curry (português brasileiro) é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. 

É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, e da culinária de Moçambique, por influência da numerosa comunidade de origem goesa daquele país. Um dos condimentos usados tradicionalmente na Índia em vários pratos é a folha da Murraya koenigii ou "árvore-do-caril". 
O "pó-de-caril" é feito à base de pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho,pimenta e canela. 
Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente, o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril e outras. 
A introdução da palavra 'caril' na língua portuguesa remonta a 1563, conforme o seu primeiro registo escrito e segundo algumas fontes, seria proveniente do tâmil e do malaio kari (கறி), que significa 'molho'. Segundo outras fontes, a palavra seria proveniente do concani-maratakanddhí e, por sinédoque, teria passado a designar ensopados de vegetais ou de carnes, com especiarias. Na Índia, o caril é considerado como um tipo de massala. É possível que a palavra tenha entrado na língua portuguesa através da sua forma canaresa karil, até hoje utilizada em Goa. 
A palavra curry foi incorporada à língua inglesa em 1598, possivelmente a partir do português 'caril'. Apesar da sua antiguidade, a forma "caril" é, atualmente, pouco difundida no Brasil, sendo mais usual a sua versão inglesa, curry. As comunidades nipônicas também empregam a forma 'carê'. Caril de Manga 
Ingredientes: 
2 Mangas 
2 Cebolas médias 
4 Dentes de Alho Coentros (a gosto) 
1 Malagueta (opcional) 
2 Colheres de sopa de Gengibre fresco 
1 Pimentão vermelho (não muito grande) 
8 Colheres de sopa de Óleo (de preferência de Amendoim) 600ml de Leite de Coco 
1 lata de creme de leite 
4 Manga pequena (425g) 
1 Colher de Sobremesa de Cominhos 
3 Colheres de sopa de Caril Amarelo 
1 Colher de Sobremesa de Cardamomo (opcional) 
Sal e Pimenta Preta qb 

Preparação: Comece por descascar e fatiar as Mangas, em seguida descasque e pique as Cebolas e os dentes de Alho, lave e pique os coentros (a quantidade a seu gosto), corte a malagueta em tiras (opcional), descasque e parta em pequenos pedaços o gengibre fresco até perfazer as duas colheres de sopa e por último lave e corte o Pimento vermelho aos cubos. 
Confecção: Num tacho grande, em fogo médio, coloque o Óleo, a Cebola, o Pimentão (e a Malagueta), deixe cozinhar até os legumes começarem a ficar moles e libertarem os seus sucos, cerca de uns 5 minutos, acrescente de seguida o alho e o Gengibre e deixe cozinhar por mais 5 min mexendo o tacho de quando em vez. Acrescente agora o Leite de Coco e as Mangas (as duas Mangas que foram previamente cortadas e a Manga), reserve. Envolva bem todos os ingredientes e quando levantar fervura deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Apague o fogo, retire o tacho para cima da bancada e triture o molho de modo a que fique um creme bem aveludado. Coloque os Cominhos, o Sal, a Pimenta Preta, o Caril e o Cardamomo no molho, envolva muito bem as especiarias no molho. (Se as especiarias não se dissolverem bem, volte a passar ) Leve o tacho novamente ao fogo até que o frango esteja cozinhado, deverá levar cerca de 10 minutos. Vá retificando os temperos, se necessário. Junte o creme de leite e um pouco de coentros (não todos, apenas um punhado deles para que possam libertar algum sabor) deixe ferver mais uns minutos, apague o lume, deixe apurar um pouco, enfeite com o resto dos coentros frescos e está pronto a ser servido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário