quinta-feira, 19 de março de 2015

Pequeno Dicionario da Cozinha Baiana.

Verbete X Xangó
Pequeno peixe seco
Técnica tradicional  herança dos Índios tupimanbas.

A história pretérita da Ilha de Itaparica, passa pela ocupação da área pelos Tupinambás, que aqui dominavam, com seus costumes antropofágicos.


Segue-se a ocupação pelos portugueses, iniciada com a instalação de Diogo Álvares Correia, em 1509, o Caramuru, que esposa a índia Paraguassu, batizada, posteriormente por Catarina, filha do Tubixá (Morubixaba), equivalente a cacique em outras tribos, o mais poderoso da área de nome Taparica.
Peixinhos secos ou Xangós.

Com a ocupação do Brasil por Portugal, em 1534/1536,  a Ilha de Itaparica foi concedida a D. Antônio de Ataíde, segundo Conde de Castanheira, pelo regime das Capitanias Hereditárias.

Da miscigenação das raças indígena, branca e negra, nasceu um povo de cor característica única, herdeiro de um jeito de hospitalidade Tupinambá, desde quando recebeu de braços abertos o português Diogo Álvares Correia, o Caramuru, inaugurando aí a receptividade ao turista, traço marcante dos nativos de Vera Cruz.



A pesca de xangó ainda e muito comum na ilha de Itaparica, onde na culinária, os vera-cruzenses fisgam os visitantes com o tempero que o Brasil herdou da África, mas com matéria-prima nativa. 

Vivendo praticamente da pesca, a maior parte da população se alimenta de frutos do mar: ostra, chumbinho, aratu, siri, caranguejo, samambi, polvo, lula, camarão, lagosta e os mais diversos tipos de peixes. Possível encontra ainda hoje nas regiões de Arembepe ate Mangue seco

Xangó, é a denominaçãodo preparo do peixe através do processo de salga e secagem ao sol.
Um peixe bem minúsculo, conhecido em alguns lugares como pititinga, de baiacu, de tainha, de camarão, de aratu, de siri, a captura de caranguejos e a cata de diversos tipos de mariscos são a base da economia e do sustento dos seus habitantes.


Eles são preparados como moquecas ou enrolados em folha de bananeira e assados sob a terra.

 






Fonte Cristiane F. Moreira - 3 - A Ilha de Itaparica.
http://goo.gl/DKuphI



Compartilhem as paginas:
El Cocinero Loko: 
 https://www.facebook.com/ElCocineroLoko

Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário