quinta-feira, 26 de março de 2015

Turismo Étnico

A Bahia é sem sombra de dúvidas um dos lugares onde o turismo étnico pode ser mais facilmente percebido, seja pela forte cultura africana, ou pelos remanescentes indígenas que ainda resistem no solo baiano.  

      

No Recôncavo baiano, as cidades de Santo Amaro, Cachoeira, São Felix, dentre outros, têm forte influência da cultura africana. Isso porque nessa região, muitos negros de origem bantu, foram recrutados para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar.  Em Cachoeira, ainda, apresenta a Irmandade da Boa Morte, que realiza durante dias seguidos uma série de atividades voltadas ao apelo religioso, com características peculiares, tais como vestimentas típicas e os rituais do culto.

Rota da Liberdade

Turismo étnico, formado por representantes de
remanescentes de quilombos. Grupo de turismo étnico de base comunitária, chamado Rota da Liberdade, formado por representantes de comunidades remanescentes de quilombos. Residimos no entorno da Baía do Iguape, região histórica de Santiago do Iguape, Recôncavo Baiano, a 1h30 de Salvador. O empreendimento é um negocio coletivo, baseado nos princípios da economia solidária e que conta com a participação e gestão de jovens das próprias comunidades quilombolas.
 Este grupo surgiu da vontade de lideranças quilombolas locais que enxergaram a oportunidade em promover a autonomia socioeconômica de suas comunidades. 







A Rota da Liberdade faz parte de uma iniciativa mais ampla de desenvolvimento sustentável da região, promovida pela Votorantim Energia, Instituto Votorantim e Ibens, em parceria com o Conselho Quilombola da Bacia do Iguape.
Tem como foco a melhoria da qualidade de vida da população local, de forma participava, como implemento formam criados cinco roteiros que constituem o Rota da Liberdade. 
                                                                                              
A ideia é compartilhar a riqueza da nossa história, cultura e modo de viver, gerando renda para nossas comunidades. Todos os roteiros são dirigidos por guias das próprias comunidades, capacitados em história e geografia regionais, primeiros socorros e condução de trilhas. É só escolher qual o roteiro você quer conhecer primeiro!

Descritivo do Itinerário

ROTEIRO CULTURAL (das 10h às 15h)
Procura transmitir aos visitantes, de maneira descontraída, as manifestações artísticas herdadas dos antepassados africanos, como a dança afro de raiz, a capoeira e o maculelê.


ROTEIRO HISTÓRICO (das 10h às 15h)
Leva o visitante para conhecer o intrigante passado dos povoados de Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu, refletido em seus monumentos, como a Matriz de Santiago e o Convento de Santo Antônio, marcado pelo conflito entre portugueses, índios e franceses.
Além da história oficial, o visitante poderá apreciar as histórias contadas pelos moradores locais com suas lendas e antigas tradições.


ROTEIRO Gastronomico DIA A DIA – (das 10h às 15h)
Por meio de uma experiência única, permitirá a você mergulhar na vida cotidiana da região do Iguape e fazer parte da dinâmica e modo de vida de uma comunidade quilombola, ao presenciar a feitura do azeite de dendê, da farinha, além da visita às suas roças, com vegetais e plantas medicinais locais.

                                                                                
ROTEIRO MIX (das 10h às 15h)
Traz um pouco de cada elemento (cultural, histórico e do dia a dia da comunidade) para aqueles que querem ver um pouco de cada coisa.
O turista conhece a comunidade do Engenho da Ponte, passando pela feitura da farinha e dendê, Igreja e, se possível, pelas ruínas.


ROTEIRO COMPACTO (das 10h às 12h ou das 13h às 15h)
Voltado para turistas que passam pouco tempo em Cachoeira e querem no mesmo dia conhecer outras atrações das lindas cidades históricas do Recôncavo Baiano. Neste passeio, serão apresentadas quatro atrações aos visitantes: Igreja de São Francisco, Casa do Povo, dança afro e Igreja do Iguape.


Foto da Irmandade da Boa Morte Adenor Gondim
Agência responsável: www.rotadaliberdade.com.br 
http://rotadaliberdade.net/
Tel (71) 9607-1452 e 9108-4768
E-mail rotadaliberdade.turismo@cecvi.org.br
Face  https://www.facebook.com/rotadaliberdade.turismo/timeline?ref=page_internal
Cachoeira



Compartilhem as paginas:  

 El Cocinero Loko: 
 https://www.facebook.com/ElCocineroLoko

Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário