terça-feira, 24 de março de 2015

Tendência Gastronomia/Cozinha Saudável

Aliar bons produtos, receitas bacanas e saudáveis 
Esta é a proposta da Chef Katia Borges, que programou para o dia 25(Quarta) e 28 (Sábado) um curso de pratos para a Semana Santa. 
E o Loko não podia deixar passar a oportunidade e saber mais sobre o assunto. 
Fizemos um Bate&Leva Inteligente, com a Chef Katia. 

Cozinhar é sempre um ótimo pretexto pra estar com quem a gente gosta, fazendo bagunça e jogando conversa fora. Além disso, nada melhor que curtir uma comidinha feita em casa, com todo o cuidado e o ingrediente mais especial de todos: o amor. 

Este é o tempero da Chef Katia, temperar com amor e transmitir informações, a receita de uma combinação brasileiríssima e cheia de sabores. 
Veja as delicias que serão apresentadas no curso Moqueca de Legumes, Vatapá sem Dendê? feito com abóbora, Falsa Moqueca de Peixe (onde se coloca cúrcuma) 


Bate&Leva 

1. Se pudesse sentar à mesa com a Chef Katia Borges, O que lhe perguntaria? 

R. Perguntaria em que consiste uma alimentação saudável e o que faço para implementá-la na minha vida diária? Eu responderia que, de maneira sucinta, poderia citar 4 principais pontos a serem seguidos no estabelecimento de uma dieta saudável: consumir predominantemente alimentos não industrializados, reduzir a quantidade de gorduras saturadas, introduzir alimentos fibrosos e integrais (frutas, verduras, grãos e cereais integrais) e reduzir os teores de sal e açúcar consumidos. 

2. Qual o cenário ideal, o melhor dos mundos quando você está cozinhando? 

R. Sentir intensamente que amo estar entre as minhas panelas amigas como uma aprendiz dessa alquimia maravilhosa que é manipular, cheirar, tocar e transformar os enriquecedores alimentos que proporcionam saúde e bem-estar ao nosso corpo e espírito. 

3. O que te faz brilhar os olhos com seu trabalho? 

R. Observar a alegria e o prazer das pessoas quando experimentam minhas receitas naturais e expressam o quanto são saborosas, sentir que contribuo para que elas descubram e introduzam novos sabores em sua alimentação diária e, principalmente, conseguir romper com a crença de que o saudável está relacionado de maneira inevitável ao que não é saboroso. Ao longo dos meus anos de trabalho nesta área, já comprovei, inúmeras vezes, que o que ocorre é que a comida natural é mal preparada. Se, tecnicamente bem feitos, os pratos saudáveis são irresistíveis! 

4. Tem sentido as pessoas mais receptivas com a alimentação natural, acha que cresceu o número adeptos dos orgânicos? 

R. Sem dúvida. Durante muito tempo nós, que consumíamos esse tipo de alimentação, fomos chamados de “naturebas” de maneira pejorativa. Porém, ao longo desses 25 anos, observo um crescente interesse de pessoas, de todas as faixas etárias e classes econômicas, em consumirem uma alimentação mais saudável, em obterem informações sobre os produtos naturais e orgânicos e, principalmente, em aprenderem a cozinhar pratos que tragam benefícios a sua saúde. 


5. Se sim, o fato da Bela Gil, ter trazido para a televisão, contribuiu neste sentido, de democratizar a informação? 

R. Com certeza. Quanto maior e mais abrangentes forem as informações acerca de uma alimentação saudável, vindas de fontes confiáveis e de diversas formas de comunicação, mais rapidamente será possível proporcionar a que um número maior de pessoas se beneficiem desses conhecimentos e possam melhorar sua qualidade de vida.


Mais informações sobre o curso de cozinha Semana Santa Light da Chef Katia Borges, confira em sua pagina
http://www.cozinhacomsaude.blogspot.com.br/

























Compartilhem as paginas: El Cocinero Loko: 
 https://www.facebook.com/ElCocineroLoko

Sotoko: Serviço de Buffet e Catering de Cozinha Afro-Baiana.
https://www.facebook.com/C.Sotoko?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário