quinta-feira, 14 de maio de 2015

A postura agressiva das autoridades, frente aos pequenos produtores de Queijo de Leite Cru


Quem pensa que as posturas arbitrárias em relação ao queijo de leite cru, só acontecem por aqui, esta muito enganado.
Na Bélgica, José Munnix, um dos últimos produtores de Herve de leite cru, uma Fortaleza Slow Food, recebeu a proibição de produzir e vender queijo pela Federal Agency for the Safety of the Food Chain (FASFC). A mesma FASFC anunciou que poderia intervir para destruir toda a produção e fechar o local de produção.
Queijo
Herve é um queijo de pasta mole, de crosta lavada, de origem belga. Ele é obtido a partir de leite de Vaca cru ou pasteurizado e fabricado segundo os processos tradicionais da região de Herve. Apresenta uma forma cúbica ou paralelepipédica e um peso líquido de 50, 100, 200 ou 400 gramas. A estrutura interna do queijo é homogénea, firme e untuosa, com um teor de matéria gorda, em relação à matéria seca, de pelo menos 45%.
A briga não e nova, veja matéria do Estadão, em 2011
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,produtores-de-queijo-invadem-bra,4677

A Slow Food convida todas as autoridades em nível nacional, regional e local a utilizar margens de flexibilidade já previstos nas regulações sobre higiene na Europa.


Segundo informações as transnacionais de alimentos, Codex Alimentarius e os organismos de saúde estão agressivamente implementando suas políticas de inocuidade ou
Bioseguridade, atacando os produtores artesanais de alimentos. As intoxicações produzidas por Listeria, melamina e outras contaminações são geradas desde a produção industrial e não da produção de queijos artesanais. 
O Convívio Slow Food de Liège organizou uma manifestação de resistência para apoiar os produtores de queijo, e para aproximar os produtores artesanais à FASFC.

Apoie essa campanha assinando a petição online já!
https://lapetition.be/…/Nous-vous-demandons-de-sauver-la-de…



Fonte  http://www.fondazioneslowfood.com/en/raw-milk-herve-threatened-by-fasfc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário