segunda-feira, 4 de maio de 2015

Cozinhando em Papel, técnica do Cartoccio, Papillote e outras delicias!

Cozinhar usando Pappilote, ou como preferem os Italianos In Cartoccio, e uma forma bacana, alem de divertida de utilizar uma técnica que vem de muito seculos, datam do Império Romano as primeiras iniciativas nesta forma de preparo. 
 En Papillote (francês), ou al Cartoccio em italiano, é um método de cozimento em que o alimento é colocado em uma bolsa ou pacote dobrado e depois assado.
O pacote é tipicamente feito a partir de dobradura de papel pergaminho, manteiga ou outros materiais, tais como um saco de papel ou folha de alumínio, podem ser utilizados. A parte a ser preparada, será cozida em vapor, mantendo todas as suas propriedades. A bolsa é criada a partir da sobreposição de folha de papel manteiga e em seguida, dobrando-os firmemente em torno do alimento para criar um selo. O papillote deve ser aberto na mesa para permitir que as pessoas a sentir o aroma quando se abre.

A umidade pode ser do próprio alimento ou de uma fonte de umidade adicionados, tais como água , vinho , ou manteiga.

Este método é mais freqüentemente usado para cozinhar peixe ou legumes, cordeiro e aves também pode ser cozido en papillote. Escolha de ervas, temperos e especiarias dependem do particular receita a ser preparado.
A bolsa deve ser selada com dobradura cuidadosa. 


"Bacalhau no Papelote"
é o prato que inaugura a Tasca do De Além Mar Mônica e Maria João, vão compartilhar uma receita antiga de sua família. 
No papelote, o bacalhau previamente confitado é disposto sobre uma cama de batatas, cebola e alho, e temperado com alecrim e tomilho. Por fim, é regado com azeite de especiarias - zimbro, cardamomo, anis - e tudo vai ao forno para assar em seus próprios sucos.


Conseguem imaginar a riqueza de sabores? No almoço e jantar do próximo sábado. — em De Além Mar - confeitaria portuguesa.

Um comentário: