segunda-feira, 4 de maio de 2015

Novidades no Salão do Chocolate de Ilhéus em 2015

 Tradição na cidade de Ilhéus, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau há seis anos reúne e promove toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, além de realizar exposições e comercialização de produtos, que chega a movimentar mais de meio milhão de reais em apenas quatro dias de evento; também oferece a quem o visita uma gama extensa de conteúdos e
programação, como o Fórum do Cacau – com palestras e debates com especialistas sobre o tema, Cozinha Show – um espaço montado para os visitantes aprenderem na prática as receitas dos melhores chefs do segmento e o Palco Cacau – com apresentações de artistas regionais todos os dias. Só no ano passado, o evento recebeu mais de 25.000 mil visitantes.

A data da sétima edição já foi confirmada. Este ano, o festival será realizado do dia 11 ao dia 14 de junho e confirmou sua primeira atração internacional, considerada a maior especialista em Chocolate do mundo, a francesa Chloe Doutre.

Greg D’Alesandre roda o mundo em busca de cacau para usar ali, em sua rota estão Papua-Nova Guiné, Venezuela, Libéria e Belize. “Ainda não conseguimos boas amostras do Brasil, mas à Bahia.”


Depois da renomada consultora Chloe Doutre, outro conceituado convidado internacional que promete enriquecer o debate no Chocoday é  

Greg D' Alesandre, de São Francisco, Califórnia.
Greg trabalha com chocolate há mais de 15 anos, é sócio proprietário da Dandelion Chocolate e viajou o mundo em busca de uma amêndoa de cacau altamente qualificada para produzir um chocolate realmente especial. Construiu um sólido relacionamento com uma rede de produtores de cacau e fabricantes de chocolate ao redor do mundo, promovendo esse novo modelo de negócios nos Estados Unidos.

 

Perguntas rápidas para Greg D'Alesandre sobre Chocolate

1. Como você começou a se apaixonar por chocolate? A primeira vez que eu comecei a fazer o chocolate estava na faculdade quando eu encontrei um livro sobre como fazer trufas em US $ 1 rack de desconto. Desde então, tenho feito de chocolate para ocasiões especiais (casamentos, acção de graças, etc) e, eventualmente, começou a fazer chocolate em minha cozinha.
2. Alguma dica para alguém tentando temperar o chocolate em casa (para fazer os seus próprios bombons de chocolate ou outro empreendimento comestível)?
  Para temperar muitas vezes eu recomendo pegar uma máquina tigela de têmpera. Ele vai fazer sua vida mais fácil. Eu honestamente não sou um especialista em têmpera (chocolatiers são muito melhores para isto como eles trabalham com uma variedade de chocolates e assim se acostumar a ajustar a sua técnica), mas posso dizer que um termômetro IR é um investimento razoável.
3. Qual é o seu acompanhamento favorito para chocolate? Um copo de água? Café preto? Chá?
Eu normalmente tenho meu chocolate com mais chocolate! Mas se eu tiver que trazer algo mais para a misturar, acompanho com um bom copo de vinho de sobremesa.
4. Quanto de chocolate você começa a comer em um dia típico?
Hmm, em média, 1 bara por dia, alem das que estao espalhada por chips de chocolate em cookies, quadrados de chocolate que provei para garantir um bom temperamento, e chocolate retirado de um melanger para controle de qualidade. Ah, e uma vez que eu chegar em casa, um pouco mais de chocolate para completar o dia!
Obrigado, Greg!


Nenhum comentário:

Postar um comentário