segunda-feira, 4 de maio de 2015

Hora da Merenda Cavacos!

Das sobras da massa do pastel se faziam os cavacos.
Cavaco é o termo utilizado para designar restos de material, pequenas sobras, lascas de madeira, são caracterizados pelo formato irregular, e podem ser contínuos e fragmentados, um reaproveitamento despretensioso e divertido, feito com as
sobras de massa do pastel, coberto de açúcar e canela, e depois fritos. 
Os cavacos tinham um quê de diversão, pois não existiam o compromisso com a regularidade nem um desenho mais elaborado, o que representava para os pequenos, alem de um alimento, ter nas mãos uma brincadeira a mais, onde o que mandava era a imaginação, fazer você mesmo seu cavaco era o máximo. 
O nome é de origem portuguesa, um dos que mais se assemelham aos cavacos, são os filhós ou filhós (latim *foliola, plural de foliolum, -i, diminutivo de folium, folha) Bolo de farinha e ovos, frito em óleo ou azeite, e ordinariamente passado por calda de açúcar, muito embora este doce por terras lusas com este nome, tenha um outro modo de preparo, incluindo amêndoas e em formato de rocambole, os cavacos tem muitos outros nomes no sul do pais, como Cueca Virada, onde a preparação é igual, mas o que da nome a iguaria é o seu formato invertido.

Cavacos
4 ovos
2 copos (tipo americano) de água
2 copos (tipo americano) de açúcar cristal

1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de óleo
canela e açúcar refinado para polvilhar
1 kg e 200 g de farinha de trigo
modo de preparo

Bata os ovos, a água e o açúcar cristal. Acrescente fermento biológico seco, óleo e farinha de trigo. Por último, o fermento em pó.

Abra a massa e corte na forma de losango. Enrole e frite em óleo bem quente. Polvilhe com açúcar refinado e canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário