quarta-feira, 6 de maio de 2015

Cúrcuma e seus Superpoderes!

Novas pesquisas sobre a cúrcuma, atestam seus beneficios em muitas doenças como Câncer de cólon, Alzheimer, Parkinson, Diabetes, a inflamação é o denominador comum.

À primeira vista, a cúrcuma parece um pouco com uma cenoura decrépita. Mas basta fatiar e abrir seu exterior retorcido e ver sua cor que você vai descobrir dentro o primeiro indício de que esta não e uma raiz comum. 
Na verdade, não é uma raiz - é um rizoma. 

E o composto ativo responsável pelo seu pigmento maravilhoso - curcumina - é também o que confere seus super poderes anti-inflamatórias
e antioxidantes.

Um parente de sabor perfumado, mas amarga que o gengibre, a cúrcuma é planta tropical nativa do sul da Índia e da Indonésia. Invocada na medicina tradicional chinesa e indiana por milhares de anos por seus benefícios a saúde, a cúrcuma tem sido conhecido por ser eficaz no tratamento e prevenção de certas doenças. Mas a evidência de apoio a essa sabedoria antiga foi em grande parte anedótica, que manteve a curcumina de se tornar uma peça da medicina ocidental. Mas agora, graças a novos e promissores estudos, ele está à beira de ser encarado como mais do que apenas um tempero usado para emprestar a mostarda sua cor amarela.

 

"Agora sabemos exatamente como a curcumina neutraliza a inflamação em um nível molecular", explica Dr. Ajay Goel , diretor da Epigenética e prevenção do Câncer do Centro de Pesquisa Gastrointestinal na Universidade de Baylor. "Em muitas doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson, Diabetes, a inflamação é o denominador comum. 

É por isso que a curcumina está sendo estudado como um possível tratamento para todas
estas coisas. "

Goel,  tem estudado curcumina há quase duas décadas e tem testemunhado a sua eficácia no tratamento de doenças tais como a artrite reumatóide . Centenas de esforços de investigação estão em
curso em torno do globo para avaliar o potencial de curcumina tanto como um tratamento complementar no regime preventivo para dezenas de condições, tais como a redução do colesterol, protegendo contra doenças do fígado, dissolução de coágulos sanguíneos, melhorar a cognição, a prevenção da depressão e o tratamento de problemas digestivos, apenas para nomear alguns.

Embora grande parte da pesquisa seja muito promissora, há algumas coisas a ter em mente antes de começar a aspersão de cúrcuma em seu café da manhã.

Os resultados de muitos destes estudos são baseados em doses concentradas de curcumina, que embalam muito mais do que um chute que você poderia começar a partir de apenas adicionando fresco ou em pó para suas receitas. 
A Cúrcuma, na verdade, contém uma quantidade muito pequena curcumina; apenas cerca de 3% em peso. Então você teria que comer um monte ou tomar um suplemento de curcumina para replicar os resultados de alguns desses estudos.         


Para as pessoas na Índia e outros para quem açafrão é uma peça curinga em sua dieta, começando a abundância de curcumina em seus corpos não é um problema. 


Especula-se que as taxas mais baixas de certos tipos de câncer e doença de Alzheimer entre a população da Índia pode estar ligada a sua ingestão abundante de açafrão.
Embora a perspetiva de comer temperados refeições três vezes por dia é muito buscado para muitos ocidentais, fui encorajado por saber que mesmo adicionando pequenas quantidades curcumina a sua dieta em uma base diária pode ser eficaz em alguns casos.

"Por todos os meios, as pessoas devem adicionar curcumina a suas dietas, se puderem", diz Goel. "Se você está realmente tentando tratar alguma condição específica, apenas adicionando açafrão à sua dieta algumas vezes por semana pode não ser suficiente, mas consumir qualquer quantidade de curcumina terá alguns benefícios."

Pronto para colher os benefícios? Você tem opções. Mas se você está pensando em adicionar alguns curcumina a sua dieta em suplemento ou forma de alimentos (ou uma combinação dos dois), aqui estão algumas coisas a considerar antes.


Lentos a percepção

Nossos corpos são ruins em absorver a curcumina, que é outra razão pela qual altas doses são administradas em ensaios clínicos. Como resultado, os cientistas estão lutando para descobrir maneiras de fazer a mágica de curcumina mais disponível para nós.

Um estudo de 1998 afirmaram que a curcumina foi absorvido 2.000 vezes melhor se consumido junto com alguns piperina; o composto ativo em pimenta preta. Mas alguns cientistas estão céticos deste estudo, em parte porque as suas conclusões nunca foram replicadas.

Nos últimos cinco anos, no entanto, a evidência mais concreta surgiu que certos métodos de extração da curcumina usados ​​para fazer suplementos - incluindo um chamado BCM-95 - pode aumentar
significativamente a quantidade que entra nossa corrente sanguínea.

Em outra boa notícia da frente de pesquisa, há uma doença para a qual a absorção curcumina não é um problema: câncer do cólon, a segunda principal causa de mortes relacionadas ao câncer nos Estados Unidos. "Seja qual for a curcumina não é absorvida pelo organismo apenas se senta no cólon, de modo que tem mais de um efeito existe," Goel explica. 

Além de inibir e até mesmo destruindo as células cancerosas no cólon, um estudo de 2014 sugere que a curcumina é também eficaz em parar a sua propagação para outros órgãos.
De acordo com Goel, praticamente não há efeitos colaterais de consumir mesmo grandes quantidades de curcumina em uma base diária, seja na comida, forma de cápsula ou tintura. Esta é uma das principais vantagens da curcumina, como droga anti-inflamatória sintética como AINEs (anti-inflamatório não esteróide, como o ibuprofeno), que todos têm efeitos colaterais tóxicos se tomados durante longos períodos de tempo.

Então, se você está pensando em tomar suplementos curcumina como parte de um regime preventivo ou para ajudar a tratar uma doença específica, os estudos sugerem que é seguro para levá-los a longo prazo. Dito isto, se você tomar outros medicamentos regularmente, é melhor perguntar ao seu médico por causa de o risco de interações com substâncias que estão em seu sistema.
"É o único suplemento que eu tomaria diariamente, diz Goel, e olha que eu nem mesmo tomo um multivitamínico." Goel toma uma cápsula de 250 mg por dia curcumina como uma medida preventiva, mas há uma série de cartas de dosagem disponíveis on-line, alguns dos quais também incluem sugestões de como muito fresco ou seco para comer.

De acordo com Goel, se você está apenas usando-o em forma de comida, não há preocupações conhecidas de comer várias vezes por dia - além da fadiga do sabor.

A curcuma  fresca vai deixar os dedos amarelo, como eu posso atestar depois de usá-lo para fazer o meu leite de ouro : uma mistura quente gemada, como que eu vou batendo,  usando leite de coco, gengibre, mel - e sim, um pouco de pimenta preta .
Se você não quer ter as mãos amarelas, mas prefere ao invés de usar na comida, existem cápsulas, há uma variedade de produtos embalados disponível. O que pode ser uma promessa de boa saúde em que todos nós queremos acreditar.


A Chapada Diamantina, na Bahia é um celeiro a céu aberto da Curcuma, fazendo parte da culinária local.

* Por favor note que os suplementos curcumina não são
regulados pela FDA, portanto não há nenhuma supervisão em termos de controle de qualidade. Leia mais sobre os riscos potenciais no The American Cancer Society website.

Nenhum comentário:

Postar um comentário