Associação de Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, RS, resgatam
seus saberes tradicionais sobre a produção de cultivares de milho crioulo e como
esses mesmos agricultores apreendem as técnicas de produção, através de
instituições que desenvolvem atividades de educação agrícola, como por exemplo, a
Universidade Federal de Santa Maria.
A pesquisa também pretende investigar como
este processo de resgate de saberes e construção de conhecimento interferem na
organização das unidades de produção e reprodução da agricultura familiar e na
forma de vida desses sujeitos.
Para atender aos seus objetivos a investigação, que
apresenta uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida através de pesquisa
participante, portanto a pesquisa conta com um hibrido metodológico centrado na
observação e em entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas com os
agricultores participantes da associação, técnicos das instituições EMATER e UFSM
e também ao atual pároco da igreja católica local. Após as entrevistas pode-se
conhecer como se deu o desenvolvimento da formalização da
Associação, quais são
suas conquistas, limites e perspectivas futuras, bem como se pode observar o papel
da Universidade Federal de Santa Maria como parceira nas atividades da
Associação.
CONSTRUINDO A AUTONOMIA: O CASO DA ASSOCIAÇÃO DOS GUARDIÕES
DAS SEMENTES CRIOULAS DE IBARAMA/RS.
AUTORA: KELLY PERLIN CASSOL
ORIENTADORA: CARMEN REJANE FLORES WIZNIEWSKY
Data e local de defesa: Santa Maria, 04 de Outubro de 2013.
No interior do Rio Grande do Sul, um grupo de pequenos agricultores se reúne. Em um dia de mutirão, trabalham na propriedade onde produzem coletivamente, trocam sementes e preparam um almoço com o que eles mesmos plantaram.
São guardiões de sementes crioulas, agricultores familiares que produzem e preservam os grãos naturais e tradicionais, selecionados e melhorados durante centenas de anos pelos camponeses, que quase desapareceram com a Revolução Verde.
Em um banco de sementes, resgatam e protegem as mais diversas variedades de grãos, difundindo-as através de trocas.
Veja o vídeo: https://youtu.be/O5gcO1dEP-s
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