sexta-feira, 24 de abril de 2015

O brasileiro prefere se igualar ao europeu à considerar suas fortes raízes afro-indígenas. Bate&Leva com a Sylvia Rodrigues

Tradição vem do latim traditio, que significa "entregar" ou "passar adiante".
A tradição é a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, rumores, crenças, lendas, para pessoas de uma

comunidade, sendo que os elementos transmitidos passam a fazer parte da cultura.

Em algum momento do passado esta palavra esteve associada a uma comportamento negativo, um olhar fincado no imobilismo social, não condizente com o momento histórico, Mas se pararmos pra pensar, ela significa a manutenção da nossa cultura.

"Ações causam movimento e movimento gera possibilidades de novos olhares. 
Olhar para a tradição com novos olhos é a chave para se iniciar um processo de modificação!"
Esta afirmação vem da Sylvia Rodrigues, formada em Artes Visuais pela FAAP  e Mestra em Design de Produto pela UNESP de Bauru ( SP). Artista plástica e designer de superfície hoje atua como professora de disciplinas de Arte num curso superior em Ourinhos, interior de São Paulo.  Gosta muito de cozinhar e ama os doces de frutas que sua mãe fazia, influências da vida no interior de SP. Evita açúcares e não passa sem peixes, tomates, queijo branco, azeite virgem, pães, frutas e saladas todas!

E eu vou ou logo disparando, Acha que Moda e Gastronomia são só uma questão de estética? 
Da mesma maneira que a comida é cultural, a moda também o é. A estética está ligada a seu tempo, local e cultura de um povo. 

"Meta e metodologia", afirma a design,  acabam sendo pontos fundamentais na execução de qualquer trabalho,  "No tempo em que me formei isso acontecia meio que intuitivamente, para alguns, ou não acontecia. Atualmente o trabalho na área das artes e design pede foco e metodologia para seu pleno desenvolvimento".

Bate&Leva

<Se pudesse se sentar a mesa com a Sylvia Rodrigues, O que lhe preguntaria?
R. Prosseco ou tinto ?
Depois da primeira, segunda taça de vinho a pergunta se desenharia ... acho
!rs


<Acha que o mercado da Gastronomia cresceu e que as pessoas estão mais conscientes em termos do que é uma "boa alimentação"?
R.Sem dúvida que sim!

<Acha da Gastronomia e a  Cultura podem ser agentes modificadores da sociedade?
R.Gastronomia faz parte da cultura de um povo, então, à medida em que se conhece, se experimenta, se troca ou conserva simples ingredientes e formas de se alimentar, estaremos agindo socialmente. Ações causam movimento e movimento gera possibilidades de novos olhares. Olhar para a tradição com novos olhos é a chave para se iniciar um processo de modificação!

<Como fazer para conscientizar as pessoas da importância dos Orgânicos?

R Mais propaganda.Ensino e incentivo do cultivo ( para os que têm terras e podem plantar) e um preço final mais justo. Muita gente não consome alimentos orgânicos pelo preço altíssimo com que chegam ao mercado.

<Existe na moda gente criando com elementos da cultura do Brasil?
R.Vários designers, indivíduos e grupos, pensam e pesquisam a cultura local.

<Há muitas semelhanças entre Brasil e Africa, na questão alimentar, de que maneira poderíamos ampliar o conhecimento sobre a gastronomia e a moda de cada um destes países? 

R. Antes de mais nada conhecendo e aceitando essas semelhanças. De modo geral o brasileiro prefere se igualar ao europeu a considerar suas fortes raízes afro-indígenas. A divulgação de ações como a pesquisa nas várias áreas do conhecimento, principalmente nas escolas, podem gradativamente alterar esse quadro atrasado.

<Sabe algo sobre a Cozinha Baiana, gostaria de conhecer mais?
R. Sei o clássico, básico de "Casa Grande e Senzala". Li pouco Raul Lody, que considero muito bom. Gosto do trabalho de pesquisa que você, Alício, desenvolve para o blog Cozinheiro LOko. Muito há para saber e isso me motiva a ler mais sobre o tema.

<O que te faz brilhar os olhos com seu trabalho?
R. A pesquisa e as descobertas que une o trabalho à vida.

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