Algumas pessoas dizem que cozinha de mãe é o coração de uma casa. Em volta de uma mesa, a família cria laços, discute o futuro, anuncia grandes projetos e cria memórias que marcam. Foi pensando nessas lembranças afetivas, que
Mabel Velloso, irmã de Caetano e Maria Bethânia, nos presenteia com este saboroso livro que chega às livrarias pela editora Casa da Palavra. A publicação será lançada hoje, 7 de maio, às 18h, no Palacete das Artes (Secult/Ipac).
“Este caderno de receitas é ideia antiga. Muitas vezes falamos em anotar tudo que íamos ouvindo mãe Canô ensinar com tanto saber e sabor. Veio a vontade de fazer um livro bonito, com as fotos de Maria Sampaio. Tudo caminhando para dar certo. Que título teria o livro? Escolhi, entre as muitas coisas bem ditas por minha mãe, que a cada dia foi se tornando mais sábia. A frase nasceu de uma receita ditada por telefone.
Certa vez, Bob copiou uma receita e, no final da ligação São Paulo x Santo Amaro, perguntou: ‘Mãe, e o sal?’ E veio a resposta temperada: ‘Ah! Meu filho, o sal é um dom…’”, lembra Mabel.
O sal é um dom – receitas de Dona Canô nos dá não apenas uma “crônica culinária” nostálgica de uma família estruturada nos padrões brasileiros do recôncavo baiano. Nessas receitas de Mãe Canô, encontramos uma das vertentes da tradição culinária da Bahia, as estranhas misturas de azeites e pimentas cristalizadas num fazer secular, a comida do cotidiano marcada pela tradição do índio, do português e do africano. Um delicioso almanaque de sopas e ensopados; bifes e filés; moquecas, sarapatel e a maniçoba. E, ainda, a numerosa doçaria recriada nos bolos e nas cocadas.
O sal é um dom conduzirá o leitor a uma viagem a diferentes sabores, texturas, temperos e muitos cheiros.
Sobre o autor: Mabel Velloso é uma educadora, escritora, compositora e cordelista baiana nascida em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Filha de José Veloso e Claudionor (Dona Canô) Viana Teles Veloso, é mãe da cantora Belô Velloso, irmã da cantora Maria Bethânia e de Caetano Veloso. Mabel também compõe e muitas de suas músicas já foram gravadas por sua filha, Belô, e por sua irmã, Maria Bethânia. Em 2004 gravou, com Maria Bethânia, o CD Brincar de rezar com as Meninas Cantoras de Petrópolis.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “O Sal é um dom”
7 de maio de 2015, às 18h
Palacete das Artes
Rua da Graça, 284
Graça – Salvador – BA
www.palaectedasartes.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário