segunda-feira, 11 de maio de 2015

A arte da conservação de alimentos a partir do açúcar!

Numa época, onde não ha tempo para nada, num mundo prático esquecemos as mais básicas práticas de conservação de alimentos?
Essas práticas surgiram quase que com a humanidade, para garantir o processo da vida. Primeiro foi o sol, depois o sal e credita-se aos árabes, mas especificamente aos mesopotâmios a origem das conservas de frutas. Eram compotas, geléias, doces em barras, frutas cristalizadas que eram utilizadas para fins medicinais. Foram os árabes os introdutores do açúcar tanto na farmacopéia quanto na cozinha.

Na Europa essa arte foi introduzida pelos Cruzados, e o método tradicional de preparação dessas delícias pouco se alterou por séculos, continuando a ser simples e rápido. Quem não fica com água na boca quando sente o cheirinho das frutas cozinhando misturadas ao açúcar?

O primeiro texto conhecido aparentando uma compota – marmelos confitados no mel, remonta aos primórdios da nossa Era, figurando num dos 37 volumes da História Natural de Plínio, o antigo, autor romano do século 1. Pouca gente sabe que cientistas e personagens importantes da nossa História se envolveram nesse tema pesquisando e praticando técnicas que são utilizadas até hoje. Temos um manuscrito batizado de “Notas de Cucina” de Leonardo da Vinci, com 80 receitas (a maioria salgada, já que o açúcar era pouco presente na dieta européia daquela época).


Queria apresentar a Cozinha da Neia, ela desenvolveu uma linha de Geléias de Frutas, começando o trabalho no campo com a seleção da matéria prima, respeitando, principalmente, o estágio de maturação das frutas escolhidas.


A produção inicial é composta de 70% de fruta e apenas 30% de açúcar orgânico, a fim de se obter o melhor produto final.
A produção é feita com controle rigoroso no processamento, mantendo desta forma a cor e aroma natural das frutas.





Disponíveis nos sabores:
Morango, Manga, Abacaxi
Encomende já a sua!
Contato pelo telefone 13-98168-7590
Atendemos Itanhaém e região.
Acompanhe nossa página no Facebook para ficar por dentro desses e de outros produtos com a qualidade Neia leme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário