É do conhecimento geral que existem cinco gostos principais: doce, azedo, salgado, amargo e umami. Mas, com base em novas pesquisas que saem os EUA, podemos agora acrescentar gordura à essa lista, os cientistas estão esperando que esta descoberta ajude a descobrir as razões subjacentes
pela qual tantas pessoas ao redor do mundo sofrem de obesidade.
Se os pesquisadores podem confirmar o sabor da gordura, que vai ajudar a descobrir o apelo de determinados alimentos. Por si só, a gordura pode não ser particularmente gostoso, mas poderia melhorar outros sabores do mesmo modo que o faz o sabor amargo. Muitos substitutos de gordura para ingredientes alimentícios já estão no mercado, mas eles se concentram em textura ao invés de gosto, por isso a nova pesquisa pode levar a maneiras mais eficazes de combater dietas gordurosas.
Em outras palavras, uma alternativa mais saudável de gordura pode ser feita não só para o mesmo sabor, mas sente o mesmo sobre a língua também.
"Nossos experimentos fornecem um elemento ausente na evidência de que a gordura tem uma sensação de gosto, e que é diferente de outros gostos," Richard Mattes, diretor do Centro de Pesquisa de Comportamento ingestivo na Universidade de Purdue, disse Roger Dobson no The Independent . "Identificar o sabor da gordura tem uma série de implicações importantes para a saúde."
Umami, que refere-se a um sabor de carne ou salgado, é o mais recente novo sabor para fazer a lista oficial, e foi usado pela primeira vez em 1908. Os outros quatro - doce, azedo, amargo, salgado e - são muito mais estabelecida e voltar séculos.
O processo de obtenção de um novo sabor reconhecido não vai acontecer durante a noite, mas Mattes e sua equipe estão confiantes de seus resultados são sólidos.
Os pesquisadores analisaram a sensação de gosto de ácidos graxos não esterificados (NEFA) - também conhecido como "ácidos graxos livres '- que são os blocos de construção básicos de gordura. Voluntários usando clipes de nariz foram convidados a experimentar uma variedade de substâncias diferentes de grau alimentar, tais como ácido linoleico, cafeína, e glucose, em que a única diferença foi sabor. A gordura foi consistentemente identificado pelos participantes como tendo um sabor distinto para as outras amostras em oferta.
"Muitas pessoas descreveram como amargo ou irritante e desagradável de forma consistente", diz Mattes . "A pesquisa é difícil porque não temos um amplamente acordada palavra para descrever a sensação."
Nenhum comentário:
Postar um comentário