Voltam a surgir com força os Comedores Sociais e Solidários em países da União Europeia.
Conheça a experiencia de sucesso do Paris 364 criado pelo Patxi X Lasa, que oferece comida ao preço de 1 Euro ao dia.
Destinado a oferecer comida a preço acessível, às populações das zonas urbanas que saem diariamente para trabalho ou estudo enfrenta vários problemas durante o seu dia de atividades, entre outros, congestionamento de tráfego, horários de trabalho complicados e difíceis condições econômicas que os impedem de ter o tempo ou o acesso a alimentação adequada.
Para aliviar alguns destes problemas, o programa foi implementado Solidários jantar e oferecer um alimento nutritivo solução a preços baixos e instalações limpas e adequadas, em que os beneficiários são tratados com gentileza e educação.
No século XVIII Johann Georg Krünitz mencionado na Enciclopédia econômica (Oeconomischen Encyclopadie) a existência dessas instituições para os necessitados nas principais cidades europeias, como Hamburgo , Londres ou Munique . A oferta padrão estes comedores de sopa era sopa gatos (em homenagem ao gato Earl von Rumford cozinheiro que preparou para o seu exército) uma sopa de baixo custo, fácil de preparar e, ao mesmo tempo nutritivos e saborosos.
Originalmente, a sopa de Rumford foi infusão aquosa cem porções calculadas para a reflexão sobre algumas libras de cevada, ervilhas amarelas , pão preto, sal , chucrute , saudáveis batatas e água . Mais tarde, no século XIX, a receita da sopa Rumford estaria em casa cozinhando os livros da classe média , com menos água, mas refinado com caldo de galinha .
Um dos mais importantes comedores solidários, é o Paris 365, fundado pelo Patxi X Lasa, conta com outros doze projetos e mais três empreendimentos destinados a serviços sociais.
A proposta do Paris365, é oferecer todos os dias uma alimentação balanceada, feita por gente qualificada e de
forma voluntaria, pelo preço de 1Euro, ao dia por todo o ano.
Situado no centro de Pamplona, a instituição, vem funcionando desde o ano de 2009, , coincidindo com a chegada da crise à Espanha e mais precisamente a Navarra.
Conheça o trabalho desenvolvido pelo Paris 365
Nenhum comentário:
Postar um comentário