Doceiras e Culinaristas um mercado invisível em franca expansão.
Sonho da maioria dos brasileiros, dizer adeus ao patrão e começar o próprio negócio do zero pode ser mais fácil que se imagina. Se você tem talento – ou não – e gosta de doces, por que não produzir bolos, tortas, bem-casados, trufas, cookies, cupcakes e outros doces finos em casa? Com dedicação, prática e treinamento, um confeiteiro chega a ganhar R$ 6.000 por mês.
Um viés muito interessante na sociedade, que cresce como alternativo a ao emprego formal, mais que poderia melhora e rentabilizar de forma significativa, se
conhecesse sobre o que é empreendedorismo, é o ramo de Doceiras e Culinaristas.
São normalmente donas de casa, com um perfil educacional médio/ baixo, mas com algum conhecimento de receitas ou técnicas, que começam sozinhas, preparando alguma coisa nos seus bairros ou entre amigos, são estas batalhadoras mulheres que fazem parte desta indústria de transformação, as culinaristas, boleiras, doceiras formais e informais e pequenas empreendedoras as responsáveis por um mercado quase invisível, que manipula divisas, mas que necessita de maior auxilio de como empreender melhor.
Tenho falado e apoiado muitos por aqui, incentivando, e postando cursos, destinados a este publico mas sinto pouca receptividade. no que me fez pensar que postar algumas dicas pode ser importante para ser melhor entendido.
Este mercado tem força mas como em qualquer área do mercado necessita constante de capacitação e investimentos, é uma forma de trazer para o médio mercado valores que estão de certa forma encobertos mas que podem realmente dar sua contribuição melhorando seu produto, gerando renda e divisas para suas famílias.
Acompanhe a historia de Edna Francisca Oliveira, Ela veio de uma família de doceiras de Ituiutaba. E, no âmbito familiar, consolidou a sua empresa. Começou com um “puxadinho” na sua própria casa, sendo ajudada pelos filhos, ainda crianças, mas já com aptidão para pequenas tarefas de apoio e compreenderem que ali se localizava o futuro da família.
Os filhos cresceram e a empresa também. A família adquiriu novos agregados – as noras – e os negócios também se expandiram. A empresa se formalizou em uma unidade
própria, na casa inicialmente alugada e poucos meses depois comprada, abriu uma filial no Centro da cidade e está prestes a abrir lojas no novo shopping de Uberlândia e na vizinha Uberaba. Em linhas gerais, essa é a história de 23 anos da empresa Doces Bárbaros, nas entrelinhas temperada com dedicação, persistência e empreendedorismo.
Mais do que culinarista, uma artesã do sabor no Sigulink:http://goo.gl/zhPOn
Vamos falar mais sobre o assunto por aqui, pois creio que esta base deve ter também sua inscrição no mundo da gastronomia, e por isso desloco o foco, inicialmente indicando o portal Sebrae, como uma primeira dica de consulta:
Veja no Sigulink:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa
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