terça-feira, 14 de julho de 2015

Horta sem agrotóxicos garante alimentação saudável em escola do interior

Dois funcionários dedicam parte do dia para cuidar da horta que alimenta toda a escola

Por Melissa Schmidt

A Escola Municipal Doutor Mitsuro Saito, em Paranhos MS, mantém duas pequenas hortas dentro do pátio escolar de
onde são retiradas todas as verduras e legumes necessárias para a merenda escolar dos alunos. O mais importante do projeto é que na horta não é usado nenhum tipo de agrotóxico, cem por cento recomendado pelos especialistas.
 

 
Os funcionários Sidney José dos Santos (Ziquinho) e Dona Maurina da Silva da Secretaria de agricultura, dedicam boa parte do tempo cuidando da horta, desde o preparo da terra até a colheita das verduras e legumes. “Para nós é uma alegria cuidar desta horta, pois é gratificante ver o resultado na mesa dos alunos”, disse Dona Maurina.
 
Hortas dentro da escola de onde são retiradas verduras e legumes para a merenda escolar dos alunos
Segundo a direção da escola, as hortas produzem praticamente o ano inteiro e toda a sua produção é direcionada à merenda dos alunos da escola, inclusive cedendo até para outras unidades escolares.
A Secretaria Municipal de Educação conta com a nutricionista Carla Ventura que elabora e acompanha o cardápio de toda a merenda escolar da REME (Rede municipal de educação), e destacou a importância da escola ter uma horta própria. “São muitas as vantagens das escolas terem uma horta, além é claro do alimento sadio fornecido pela mesma, no caso das hortas da escola Mitsuro as suas produções são utilizadas na própria escola e o excedente é doado para outros CEIs e escolas, isso acaba contribuindo também com a economia, pois o que é produzido não precisa ser comprado”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário