Todos
sabem a historia da Punheta ou punhetinha, como se chama na Bahia, o Bolinho de
Estudante, uma historia engraçada e divertida, como deve estar inserido o
contexto da culinária.
O nome de Punheta ou Punhetinha, provem do seu aspecto fálico, que não passaria despercebido a uma crônica popular, apesar de que muitos afirmam que os movimentos no preparo, dêem nome e que ele seja conhecido como um doce “feito a punho”.
O nome de Punheta ou Punhetinha, provem do seu aspecto fálico, que não passaria despercebido a uma crônica popular, apesar de que muitos afirmam que os movimentos no preparo, dêem nome e que ele seja conhecido como um doce “feito a punho”.
Reza a
lenda que chama-se Bolinhos de Estudantes, por levar ingredientes muito baratos na época, como o coco, a tapioca, quando não haviam sido descobertos pelo RaioGurmetizador, que tambem mudou de nome Bolinho de Estudante de Gastronomia Estilo Gourmet....
Ninguém melhor que Jorge Amado (1912 – 2001) para exemplificar o uso dessa palavra, quando no livro "O Sumiço da Santa" ele cita D. Romelia.
“Como é mesmo tia Romélia? E tu não sabes menina? Olha
que tu sabes muito bem, o nome é punheta, bolinho de estudante é
pronúncia de besta!”
A saber, D. Romelia era uma eximia cozinheira, tinha um tabuleiro de acarajé, em frete a Casa Jorge Amado no Pelourinho, esposa do mestre de Capoeira seu Pastinha, muito amiga do Jorge e do Carybé.
Mas o que poucos sabem e que o ”Bolinho de Estudante”, vem de uma tradição Ioruba, de comer com as mãos, exemplos o Fufu ou o Funge, são guarnições feitas apartir da mandioca, inhame ou banana que são trituradas em uma consistência de massa de pão e ingeridos em pequenas bolas com acompanhamento a uma sopa de imersão ou molho.
Furá são bolinhos, ou bola de arroz, inhame, farinha de mandioca, farinha de milho fazem parte da comida votiva, típicos na cultura Ioruba, e pertinente a vários rituais e orixás da cultura afro-brasileira o candomblé., também chamados de Furá.
Tipos de Furá
- Bolas de arroz: O Arroz é cozido na água sem sal, até ficar pastoso, depois batido com uma colher de pau até soltar da panela, em seguida formar os bolos de forma arredondada com as mãos.
- Bolas de farinha: Coloca-se a farinha, depois a água e modela os bolos de forma arredondada com as mãos.
- Bolas de inhame: O inhame deve ser bem cozido em água sem sal, depois pilado, ou com a ponta de um garfo, em seguida sovado para obter uma massa pastosa e modela os bolos de forma arredondada com as mãos.
- Bolinhos de dendê :Coloca-se a farinha, depois a água, azeite de dendê e modela os bolos de forma arredondada com as mãos.
- Bolinhos de iemanjá: O Arroz ou milho branco é cozido na água sem sal, até ficar pastoso, depois batido com uma colher de pau até soltar da panela, em seguida formar os bolos de forma arredondada com as mãos.
1 xícaras de farinha de tarioca
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 xícara leite de coco fresco
3 colheres de sopa de manteiga, derretida
PARA OS BOLINHOS:
4-6 copos de água para ferver.
Misture a farinha, fermento em pó, e o sal, ponha o leite e a manteiga para ferver em uma tigela de microondas, cerca de 1 minuto. Misturar o leite quente com as farinhas com uma colher de pau até incorporada e lisa.
Faca bolinhas, e coloque na agua quente, mantendo a distante entre eles(você deve ter cerca de 18 bolinhos). Reduza o fogo, cubra e cozinhe até que os bolinhos tênham o dobro do tamanho, 15 a 18 minutos. Enquanto isso comece a receita de xarope da seguinte maneira.
Ingredientes para a calda:
4 xícaras de açúcar
1 lata de leite de coco
Coloque 4 xícaras de açúcar em uma panela pesada tamanho médio e cozinhe em fogo médio até começar a caramelizar, mexendo sempre. Quando estiver marrom, cuidadosamente começa adicionando o leite de coco até obter a consistência que você quer. Transfira os bolinhos para uma tigela e cubra com a calda, mexa até todos os bolinhos, ate totalmente revestidos, passe no coco ralado.
El Cocinero Loko:
https://www.facebook.com/ElCocineroLoko
https://www.facebook.com/ElCocineroLoko
Nenhum comentário:
Postar um comentário