Mas por que nós gostamos tanto de açúcar e nosso corpo, muitas vezes tenta-nos com um desejo incontrolável de tomar algo doce? A chave está em nosso cérebro, onde uma série de produtos químicos regular o nosso senso de doces, bem como prazer e bem-estar nos leva a comer.
Estas três substâncias são a dopamina, a serotonina e beta-endorfina, todos com um papel importante na presente do desejo incontrolável de beber coisas papel doce.Serotonina
Esta substância é produzida no cérebro a partir de um aminoácido importante, triptofano, encontra-se principalmente em proteínas. O consumo de açúcar provoca a liberação de serotonina, que é muito chave para nos fazer sentir-se calmo e bem-estar.
A beta-endorfina e dopamina
Em paralelo, o açúcar também nos envolve com um mecanismo semelhante como drogas que agem em nosso cérebro, porque tanto açúcar e outros carboidratos altamente processados, como cereais, doces ou bolos, aumentam rapidamente a quantidade de açúcar no sangue, causando aumento de alguns produtos químicos.
A ingestão de açúcar ativa as mesmas áreas do cérebro que estão envolvidos na dependência da nicotina e outras drogas, produzindo produtos químicos, tais como beta-endorfina relacionadas com a euforia e uma reduzida capacidade de sentir dor, que faz com que as pessoas sintam um desejo quase incontrolável de comer mais açúcar.
Depois, há a dopamina, o que dá movimento e expressão emocional. Daí derivam nossos desejos por algo doce quando chegarmos ao consumo deste ingrediente, embora tenhamos o proposto na diminuição ou simplesmente evitá-lo.
Dicas para reduzir nossa ingestão de açúcar
Estas são as principais substâncias que são produzidas em nossos corpos pela ingestão de açúcar, e que nos faz gostar tanto e ser tao difícil sem ele. Se você quiser reduzir o açúcar em sua dieta e controlar esses doces desejos, tem que seguir algumas dicas:
Minimização da dose diária.
OMS não aconselha mais de 25 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa, mas controladores, porque grande parte do açúcar que consumimos normalmente não são açúcar de mesa, mas outros que estão "camuflados" nos alimentos, incluindo muitos que não são considerados doces. Por exemplo, uma colher de sopa de ketchup contém quatro gramas de açúcar, ao passo que um refrigerante pode chegar a 40 gramas.
Coma bem.
Alimentos como nozes, iogurte, frutas, legumes, azeitonas ajudam a superar e equilibrar a vontade de comer doces.
Mudar hábitos.
A vontade e ate a ânsia por açúcar estão relacionadas com a hora do dia ou um ambiente especial, naquele momento, encontre formas de distarir-se com alguma outra atividade para passar o tempo.
Agora que sabemos por que amamos tanto açúcar, não adianta se culpar, dizendo que somos pessoas de vontade fraca quando temos comido metade da caixa de biscoitos ou um saco de pães, vamos culpar o nosso cérebro e seus neurotransmissores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário