terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cozinha Lusófona Caril de Frango e Amendoim

O caril(português europeu, português moçambicano e português de Goa) ou curry (português brasileiro) é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. 
É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, e da culinária de Moçambique, por influência da numerosa comunidade de origem goesa daquele país.

Um dos condimentos usados tradicionalmente na Índia em vários pratos é a folha da Murraya koenigii ou "árvore-do-caril".

O "pó-de-caril" é feito à base de pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente, o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril e outras.
Esta é mais uma receita tradicional de Moçambique. Na cozinha moçambicana o amendoim é usado para confeccionar diversos doces e caris tanto de carnes como de vegetais.

O caril de amendoim de frango é muito fácil de preparar e é também muito econômico pois não leva muitos ingredientes. Experimente os sabores de Moçambique!   

Caril de Frango e Amendoim
Ingredientes:
1 frango cortado aos bocados

1 cebola grande
2 tomates médios
2 dentes de alho
150 gr de amendoim pilado
azeite qb
piri-piri a gosto
sal

Preparação:
Deita-se o amendoim pilado em cerca de 1 litro de água fria, mistura-se e coa-se num passador. Só se aproveita a água que vai ao lume ferver durante meia hora. Leva-se ao lume o tomate a cebola e o alho (tudo cortado grosseiramente) com o azeite. Quando está meio cozido, junta-se o frango aos bocados, o piri-piri, o sal e a água do amendoim já fervida. Deixa-se cozinhar até apurar e ficar um molho grosso.


Observações: Embora se chame Caril de amendoim, não leva caril indiano. Caril é o nome que, em Moçambique, se dá aos guisados. Em Lisboa pode encontrar-se amendoim pilado no Centro Comercial do Martim Moniz. O amendoim é pilado crú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário