terça-feira, 1 de setembro de 2015

Máhime ou Matete

Este é um doce típico de Huambo - Angola, feito a partir da farinha de milho, diluída em leite, algo parecido com um creme de milho.

Huambo recebe o nome de Wambu, um dos 14 antigos Ovimbundu reinos do planalto central angolano. 
O Ovimbundu, uma tribo antiga originalmente chegou da África Oriental, havia fundado seu reino central do Bailundu tão cedo quanto o século 15. Wambu foi um dos reinos menores e era hierarquicamente sob o rei de Bailundu, embora ele gostava, como os outros reinos, um considerável grau de independência.
A origem do Huambo e da importância econômica que atingiu sob administração Português está intimamente ligada à construção do Caminho de Ferro de Benguela (Benguela Railway), que tinha começado na cidade costeira de Lobito em 1902. Esta ferrovia tinha sido planejado por o empresário britânico Sir Robert Williams como a maneira mais fácil e mais barato para ligar as ricas minas de cobre do Katanga, no Congo Belga (agora chamado de Shaba), com um ponto na costa a partir do qual o mineral poderia ser exportado. A baía do Lobito foi reconhecidamente o melhor porto natural em todo o continente.
 A Província do Huambo fica situada no centro do país. Ocupa uma área de 34.270 Km² e tem 1.386.000 habitantes.
É constítuida por onze Munícipios: Huambo, Londuimbale, Bailundo, Mungo, Tchindjenje, Ucuma, Ekunha, Tchicala-Tcholoanga, Catchiungo, Longongo e Caála. Huambo é a cidade capital.
O clima é tropical de altitude, com uma estação seca e fria e uma estação chuvosa, onde o calor quase não se faz sentir, pois as precipitações são constantes. As temperaturas médias anuais chegam a ser inferiores a 19ºC.

O grupo étnico maioritário é o Ovimbundo. A agricultura é o principal fator econômico da população.

A 8 de Agosto de 1912 foi fundada a cidade do Huambo, que em 1928 foi baptizada com o nome de Nova Lisboa e proposta para Capital de Angola o que não aconteceu, pois Luanda tinha melhor posicionamento a nível de contatos por via marítima.
Já foi considerada uma das mais bonitas cidades de Angola.

Pratos típicos: pirão de milho acompanhado de verduras, Máhime cogumelos frescos e secos e peixes do rio (cacusso e bagre)
Artesanato: cestaria, sisal e barro
Distâncias a partir do Huambo: Luanda 600km e Kuito 165km

Máhime ou Matete
Ingredientes:
250g de farinha de milho
1 litro de leite
½ xícara de açúcar
Canela q.b.
Modo de Fazer:
Ferva o leite com o açúcar. 
Entretanto, dissolva a farinha num pouco de leite frio. 
Junte a farinha dissolvida com o leite fervido e mexa muito bem, para não encaroçar. Leve ao lume mexendo sempre. Deixe como um creme. 
(Se precisar junte mais um pouco de leite ou farinha, pois a consistência varia consoante a qualidade da farinha).Deite em pratinhos ou travessa e polvilhe com canela. 
Pode juntar uma casca de limão durante a cozedura se gostar.

Nota:o matete é feito do mesmo modo, mas o leite é substituído por água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário