Quando citamos o nome Arepa, imediatamente lembramos da Cultura Venezuelana.
A Arepa era preparada e consumida pelos ameríndios do atual território da Colômbia, Venezuela e Panamá antes da chegada dos espanhóis; hoje é considerada um ícone gastronômico da Colômbia e Venezuela, e uma herança comum compartilhada por essas nações.
A referência mais antiga ao vocábulo arepa é fornecido a Galeotto Cei em sua «Viaje y descripción de las Indias (1539-1553)»:
Pouca gente sabe que há uma grande diferença entre a Arepa e a Cachapa venezuelana, a Arepa é feita com farinha de milho (milharina) e a Cachapa é feita com milho tenro, e o aroma e sabor são diferentes.
Muita gente principalmente fora de Venezuela compra e come pensando que é Cachapa e na realidade está comendo Arepa, algumas fontes afirmam que a palavra vem da língua dos povos indígenas da etnia Cumanagoto Caribe de mesmo nome, que viveu na antiga província de Nueva Andalucía chamada hoje Cumana, e cujos descendentes vivem hoje ao norte de Anzoategui, Venezuela estado em que a palavra erepa significa 'milho' ingrediente básico na preparação do arepa.
Falar da Arepa , é falar de Venezuela.... faz parte de cultura e expressão culinária mais autoctona deste país. é o benfeitor pão nosso da cada dia.
"Esses índios tentando ir, e seus povos a melhor e saboroso pão de milho na maior parte da Índia é tão saborosa e bem amassar é melhor do que qualquer trigo que tem para o bem."
Pedro Cieza de León
Normalmente feitas com milho branco moído muito fino,
a arepa é uma expressão nacional, em qualquer cidade de Venezuela pode encontrar-se ela é o resultado de uma massa feita de farinha de milho cozido e moído.
Os indigenas a moíam entre dois pedras lisas e planas e logo criavam pequenas bolas que assavam em um "aripo" (espécie de plancha um pouquinho curva fabricada de barro que se utilizava para o cozimento) do qual deriva seu nome. Na atualidade se utilizam planchas e grelhas tanto para fazer Arepas como Cachapas.
Se costumam comer recheadas com queijo e manteiga, carne desfiada ou assada, com presunto ou com quase qualquer coisa que se lhe possa ocorrer. Uma Arepa recém assada recheada com um queijo tipicamente venezuelanos como o queijo llano ou guayanés tendrá um café da manha tipicamente venezuelano e um sabor inesquecível.
Para quem conhece bem o prato, as arepas venezuelanas são muito boas, mas na Colômbia a variedade é muito maior. Elas podem ser feitas sem sal, para comer com geléia, recheadas de queijo ou cortadas e recheadas como um pão sírio, além de ser assadas, cozidas ou fritas.
Independente do recheio, todas elas têm o mesmo princípio: farinha de milho pré-cozida, água e sal.
Aprenda como se faz Arepas recheada com queijo e se delicie!
Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de milho
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (café) de pimenta-do-reino branca moída(s)
1 colher (sopa) de alho em pó
1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 ovo
1 xícara (chá) de Água fervente
Queijo mussarela ralada a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture a farinha de milho, o sal, a pimenta e o fermento. Acrescente o queijo e misture mais um pouco.
Com um garfo misture a massa adicionando a água fervente. Junte o ovo e continue misturando com o garfo até que a massa desgrude das laterais da tigela. Amasse a massa com as mãos apenas até formar uma bola. Molde pequenos pedaços da massa na forma de hambúrgueres grossos.
Em uma panela antiaderente, aqueça um pouco de manteiga e coloque as arepas até que fiquem douradas dos dois lados. Sirva as arepas quentes com queijo ralado, molho de tomate ou com o recheio que preferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário