quarta-feira, 17 de junho de 2015

Bahia leva dois prêmios – Melhores do Ano da Revista Prazeres da Mesa / Cacau Show


A gastronomia brasileira ganha o mundo e aprende, a cada dia, a valorizar a produção familiar. 
Há 12 anos, acompanhamos e mostramos as tendências e as novidades desse universo. Agora é a vez de ressaltar os destaques do último ano por meio da votação mais democrática do país. Vale salientar que, em um primeiro momento, 180 especialistas citaram o nome de todas as regiões brasileiras, seguindo apenas a regra de não votar em si mesmo ou no próprio restaurante – a lista completa do júri pode ser conferida aqui.

Chef revelação
Fabrício Lemos (Amado Bahia – Salvador, BA)

Ao Vivo Bahia 2014 Fabricio Lemos Foto Carol GherardiFormado na francesa Le Cordon Bleu, Fabrício Lemos começou na cozinha em Miami, nos Estados Unidos. Durante esse período se dividiu entre os estudos e o trabalho de lavador de pratos em um restaurante italiano – casa em que permaneceu até virar cozinheiro. Ao todo, foram 14 anos trabalhando em restaurantes americanos até que decidiu voltar à Bahia. Em 2010, passou uma temporada no Mistura, mas foi no Al Mare que o trabalho do chef começou a ganhar destaque. Com liberdade para criar, ele aproveitou para aplicar no cardápio da casa as influências adquiridas nos Estados Unidos. O nome de Fabrício virou destaque na mídia e passou a chamar a atenção de Edinho Engel, do Amado. Não tardou para que recebesse o convite para assumir o comando das panelas no lugar do experiente chef. Assim, Fabrício assumiu o cargo no início deste ano.
Outros finalistas
Caio Ottoboni, Oui – São Paulo, SP
Fabio Vieira, Micaela – São Paulo, SP
Léo Paixão, restaurante Glouton – Belo Horizonte, MG
Marcelo Bastos, Jiquitaia – São Paulo, SP



Restaurante do ano – região Nordeste
Amado (Salvador, BA)

Sofisticação, atendimento especializado, boa comida e badalação é o que se encontra no Amado, em Salvador, o Restaurante do Ano da Região Nordeste. O experiente Edinho Engel é o chef responsável por tamanho sucesso e por fazer uma cozinha contemporânea brasileira. Edinho preza pelo contato próximo com o pequeno produtor e pelo uso consciente dos ingredientes que tem à mão. Apesar de mineiro, é um apaixonado pela cozinha baiana, e em seu menu é possível encontrar pratos clássicos,
como risotos, peixes e frutos do mar, sempre com um toque regional. A incrível vista para a Baía de Todos-os-Santos abrilhanta ainda mais a experiência no restaurante moderninho e descolado, tanto no almoço, com o sol a pino que permite o vislumbre do mar azul, quanto à noite, quando os barcos acendem as luzes.
Outros finalistas
Casa de Tereza – Salvador, BA
Ponte Nova – Recife, PE
Quina do Futuro – Recife, PE
Roccia Cozinha Contemporânea – João Pessoa, PB
Sur – Maceió, AL


Fonte Redação do Prazeres da MESA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário